11/02/2021

Curitiba decreta luto oficial pela morte do advogado e professor René Ariel Dotti

Classe médica também manifesta o seu pesar pelo falecimento do renomado jurista, defensor da ética, da democracia, da cultura e das causas da saúde. Governo do Paraná e OAB-PR lamentaram a perda e exaltaram trajetória

A Prefeitura de Curitiba decretou luto oficial de um dia pela morte de René Ariel Dotti, advogado curitibano de influência nacional e professor titular Universidade Federal do Paraná (UFPR). A seccional do Paraná da OAB decretou luto oficial de três dias. Reconhecido como um dos maiores penalistas brasileiros, ele faleceu nesta quinta-feira (11/2) em sua casa, em Curitiba, aos 86 anos, após uma parada cardiorrespiratória. O velório restrito ocorreu na capela Vaticano, com a despedida às 20h no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. Deixa a esposa Rosarita, as filhas Rogéria e Cláudia e os netos Gabriel, Pedro, Lucas e Henrique.

“Curitiba perde o famoso advogado. Foi secretário estadual de Cultura, membro da Academia de Letras e professor da UFPR. Manifestamos nosso pesar à dona Rosarita e toda a família”, destacou o prefeito Rafael Greca. O Governo do Paraná também emitiu nota lamentando a morte do professor, ressaltando que ele “se destacou na luta contra a ditadura militar, além de contribuir para o ensino jurídico com diversos livros e pareceres”. Lembrou ainda que René Dotti também atuou como crítico de teatro e de literatura, tendo sido secretário estadual da Cultura entre os anos de 1987 e 1991.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná também lamentou a morte do advogado e professor e solidarizando-se com seus familiares e amigos. “Uma grande perda para o mundo do Direito e da Cultura. Ele teve importante participação em causas em defesa da ética, da Medicina e da saúde, tendo em inúmeras oportunidades nos prestigiado com a sua presença na sede de nosso CRM. Era estudioso de temas polêmicos da área de bioética, emprestando seu conhecimento e experiência em muitos eventos e palestras”, assinalaram conselheiros. Além de muitos artigos publicados no Brasil e no Exterior, René Dotti foi autor de livros de Direito como “A Proteção Penal do Meio Ambiente” e “A Reforma Penal e Penitenciária”.

clique para ampliarclique para ampliarRegistro de luto de três dias pela OAB-PR. (Foto: Reprodução)

Nota da OAB-PR

A OAB Paraná lamenta profundamente o falecimento do jurista René Ariel Dotti, medalha Vieira Netto e um dos mais reconhecidos advogados penalistas do Brasil.  Professor René, como gostava de ser chamado, era titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diante da perda, a seccional decreta luto oficial de três dias.

“Infelizmente o professor René nos deixou. É um dos dias mais tristes da advocacia paranaense. A figura do professor René era referência da advocacia paranaense no cenário nacional e internacional. Um democrata, um defensor das liberdades, um humanista, um incentivador da cultura, um jurista, um exemplo de pai de família, enfim, um homem completo, alguém que será lembrado para sempre na história do Paraná e do país. É uma perda irreparável para o Brasil”, afirma o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

Na OAB exerceu diversos papéis tanto na seccional quanto em nível nacional. Foi conselheiro seccional nos anos 1960 e 1970 e integrou diversas comissões como a Comissão da Verdade no Âmbito da seção Paraná e a Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal no Estado do Paraná. No Conselho Federal, presidiu a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal e foi relator do anteprojeto de nova Lei de Imprensa.

Homenagens

Em 2016, a OAB realizou evento em homenagem ao jurista, com a presença de grandes nomes do direito nacional, entre eles Miguel Reale Junior, que o definiu da seguinte maneira: “René Dotti é um sonhador com os pés no chão. Por isso, um sonhador que realiza. Sou eterno devedor do entusiasmo que ele gera na minha vida”, disse o também penalista. Sua atuação foi aguerrida durante o regime militar, tendo atuado como defensor das liberdades e dos direitos fundamentais. Posteriormente, foi homenageado pela Câmara dos Deputados e pela Ordem dos Advogados do Brasil pela atuação em defesa de presos e perseguidos políticos.

Amante das artes,  professor René estudou teatro na juventude, foi  crítico de literatura e de teatro e também foi secretário da Cultura do Paraná. Era membro da Academia Brasileira de Direito Criminal, da Academia Paranaense de Letras, da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Sociedade Mexicana de Criminologia. Dotti também foi membro da Comissão de Juristas, instituída pelo Senado Federal, para elaborar o anteprojeto do Código Penal (2011).

Entre diversas homenagens, além da Medalha Vieira Netto, o jurista recebeu a Medalha Santo Ivo, Padroeiro dos Advogados, concedida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros, a Comenda Mérito Judiciário do Estado do Paraná, conferida por decisão unânime de Órgão Especial, do Tribunal de Justiça do Paraná (2014).

Em entrevista à Revista da Ordem, aconselhando aos jovens profissionais da advocacia, professor René frisou que humildade, solidariedade e certa dose de psicologia social são fundamentais para a profissão. “Toda pessoa tem um problema maior ou menor ao nos procurar. Ninguém vai ao advogado dizer ‘bom dia’. É preciso ser solidário com o problema que a pessoa apresenta, procurar entender. Para isso, é fundamental ouvir bastante”, conclui Dotti.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios