29/01/2021

Curitiba descentraliza vacinação de trabalhadores da saúde e abre pavilhão no domingo

Medidas vêm ao encontro de pleito feito por várias entidades, incluindo o CRM-PR, Coren, Crefito e Sociedade de Terapia Intensiva, que observaram em ofício dificuldades geradas pelo modelo que estava em uso

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, informou nesta sexta-feira (29), durante entrevista coletiva, que o processo de vacinação dos profissionais dos serviços de saúde da cidade vai ser descentralizado a partir desta data e que, já no período da tarde, equipes de vacinadores da Secretaria Municipal da Saúde iriam aos hospitais Evangélico Mackenzie, Cajuru, Hospital do Trabalhador, Pequeno Príncipe e Hospital de Clínicas.

A secretária acentuou que somente serão vacinados os profissionais que já estavam nas listas desses serviços de saúde. Outra medida anunciada é a abertura do Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, excepcionalmente neste domingo (31/1). A vacinação vai ser feita das 9h às 15h. Rotineiramente, o centro de vacinação funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h. Os profissionais a serem vacinados vão ser agendados a partir das listas enviadas pelos hospitais. Márcia Huçulak reforça que, quem não for procurado pela SMS para fazer o agendamento, não deve ir ao Barigui no domingo.

As decisões adotadas pelo gestor municipal de saúde de Curitiba vai ao encontro do pleito de várias organizações representativas, incluindo CRM-PR, Coren-PR, Crefito-8 e Sociedade de Medicina Intensiva do Paraná que, em ofício conjunto, nesta semana, tinham solicitado a revisão do modelo de imunização que fora adotado. Além de chamar a atenção para o problema de conflito nas escalas de plantão e das aglomerações decorrentes da centralização da vacinação em um único local, as entidades pediram mais transparência na continuidade do plano de imunização, inclusive para não gerar confusão da segunda dose com a primeira dos novos grupos.

SAIBA MAIS SOBRE PLEITO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE.

clique para ampliarclique para ampliarBeatriz Batistella e Márcia Huçulak. (Foto: SMS)

De acordo com a explicação da Secretaria de Curitiba, a reorientação foi feita em decorrência de filas geradas no pavilhão do Barigui nessa quinta-feira (28). Justificou que ocorreram devido a informações incorretas que circularam entre funcionários das instituições de saúde. Uma delas dizia que todos poderiam se deslocar ao Barigui para vacinação. Outra, dizia que as vacinas iriam acabar nesta sexta-feira. “Nenhuma delas é verdade”, destacou a secretária.

Com isso, houve um fluxo grande de pessoas que não estavam agendadas e, tampouco, constavam das listas enviadas pelos hospitais. As equipes de atendimento, então, precisaram conferir os dados dos presentes, num processo demorado. “Quem estava cadastrado e agendado foi vacinado em 10 minutos”, disse.

“Nós temos um compromisso com a transparência. Quero deixar claro que para este primeira fase do grupo prioritário nós temos vacina para todos. E teremos para os demais na medida em que as vacinas cheguem.”

Curitiba recebeu um total de 54.990 doses, incluindo 9.450 cujo repasse foi anunciado nesta sexta-feira pelo Governo do Estado.

Márcia Huçulak também esclareceu que a SMS tem trabalhado com o objetivo de garantir que apenas as pessoas do grupo prioritário – trabalhadores da saúde, funcionários e moradores de instituições de longa permanência e indígenas – desta fase inicial de vacinação sejam imunizadas.

Por isso, além de concentrar os atendimentos no Barigui, tem procedido com checagem e rechecagem de todas as listas de vacinação enviadas pelos hospitais, cobrando das unidades informações precisas dos funcionários.

“Trata-se de um processo novo para todos, que estamos aprimorando, além de melhorar o diálogo com os hospitais”, afirmou. “Não queremos e não vamos perder o controle da vacinação do grupo prioritário”, assegurou, reforçando que a vacinação descentralizada a partir desta sexta-feira será feita pelas equipes da SMS. Márcia lembrou que estão sendo vacinados trabalhadores de instituições públicas, privadas e filantrópicas.

Próximos passos da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu também nesta sexta-feira (29/1) como serão os próximos passos da vacinação contra covid-19 em Curitiba.

O Pavilhão do Barigui foi montado para atender apenas esta primeira fase do programa de vacinação. Na medida em que a cidade receba mais vacinas e possa ampliar a vacinação para mais grupos, o processo vai ser descentralizado, conforme estabelecido no Plano Municipal de Imunização. Além da utilização da rede de unidades de saúde, também deverá ser utilizado sistema de vacinação por meio de drive-thru.

O agendamento será feito pelo aplicativo Saúde Já.

Beatriz Battistella, superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, explica que a concentração inicial no Pavilhão foi feita para diminuir a possibilidade de desperdício das vacinas e assegurar o foco integral na vacinação dos grupos prioritários.

Os profissionais foram listados pelas instituições de saúde onde trabalham e essas listas foram checadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Beatriz explica ainda que, desta forma, a descentralização nas fases posteriores será epidemiologicamente mais segura, já que haverá um bom número de pessoas já imunizadas – notadamente os profissionais da saúde que imunizarão o restante da população.

O município tem grande expertise em programas de vacinação, implementando todos os anos o calendário de outras imunizações (influenza, BCG, hepatites, febre amarela, meningite, tríplice viral, sarampo, varicela, entre outras). Só em 2020, foram aplicadas em Curitiba mais de 2 milhões de vacinas.

Na primeira fase, ora em desenvolvimento, os grupos prioritários são os trabalhadores da linha de frente da covid-19, população indígena aldeada, além de idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência (ILPs).

O primeiro grupo está sendo vacinado no Pavilhão do Parque Barigui, mas todos precisam ter feito o agendamento pelo Saúde Já ou fazer parte da lista enviada pelos hospitais. “As pessoas que chegam ao pavilhão com o Aplicativo Saúde Já instalado e cadastro feito saem vacinados com maior agilidade e com a dose já cadastrada. Isso agiliza muito o processo para o vacinado e para a logística da secretária”, explica Beatriz Battistella.

Idosos e funcionários das ILPs também estão sendo vacinados nos próprios locais – este grupo, de cerca de 6.000 pessoas, está quase completamente imunizado.

As datas mais precisas das demais fases só poderão ser estabelecidas na medida em que cheguem mais vacinas a Curitiba. Conforme asw fontes da administração municipal, ainda, o prefeito Rafael Greca vem atuando para que a cidade – que recebe os imunizantes dentro do Programa Nacional de Imunização ‑ possa também fazer compra direta de vacinas, a fim de ampliar o programa entre seus moradores.

Vacinação em números

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba anunciou ter aplicado, até quinta-feira (28/1), 14.841 doses da vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram vacinados 4.378 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 73 indígenas; 128 vacinadores; e 10.262 profissionais dos serviços de saúde da cidade.

A secretaria ressalta que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação.

Para esta primeira fase de vacinação, Curitiba recebeu 23.160 doses da Coronavac para serem aplicadas no público prioritário elencado pelo Plano Municipal de Imunização. As vacinas para a segunda dose estão estocadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão repassadas ao município nas próximas semanas, assim que for encerrada a primeira rodada de vacinação.

Curitiba deve receber nessa primeira etapa 46.320 unidades da vacina Coronavac, contando primeira e segunda doses. No dia 24 de janeiro a SMS recebeu 20.380 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca, que vieram da Índia para o Brasil.

Grupos

Os grupos já definidos para receber a vacina nesta fase são: os profissionais da enfermagem que estão atuando como vacinadores na campanha; os moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência; os indígenas da aldeia Kakané Porã, na Regional Tatuquara; os profissionais de saúde dos hospitais; e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de profissionais de serviços de remoção médica particulares.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios