04/02/2021

Curitiba prepara vacinação anticovid para idosos com início de cadastramento

Essa nova etapa começará pelos idosos acamados e a imunização avançará para os demais grupos, conforme a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde

Com a expectativa de receber mais vacinas na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba está preparando a nova fase de imunização contra a covid-19, que atenderá grupos de idosos residentes na cidade.

Essa nova etapa começará pelos idosos acamados e a imunização avançará para os demais grupos, conforme a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Em decorrência da limitação no número de vacinas, o trabalho para os grupos de idosos será dividido por fases e expandido na medida em que a cidade receba mais lotes de imunizantes”, alerta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Cadastramento

Os idosos acamados serão vacinados pelas equipes da Saúde de Curitiba em suas residências.

Para programar a imunização desse grupo, a Secretaria da Saúde pede que os responsáveis pelos idosos acamados que não são acompanhados pelo SUS Curitibano entrem em contato com a Central de Teleatendimento 3350-9000 para cadastramento. A central 3350-9000 funciona de segunda a segunda, das 8h às 20h. 

O cadastramento de idosos acamados não acompanhados pelo SUS seguirá um cronograma por idade:
- Quinta e sexta-feira (4 e 5 de fevereiro): idosos acamados de 90 anos ou mais
- Sábado e domingo (6 e 7 de fevereiro): idosos acamados de 80 ou mais
- Segunda e terça-feira (8 e 9 de fevereiro): idosos acamados de 70 ou mais
- Quarta e quinta-feira (10 e 11 de fevereiro): idosos acamados de 60 ou mais

Esse cadastro servirá para que a Saúde faça o mapeamento de todos idosos acamados e os incluam nos roteiros de vacinação das equipes.

Os idosos acamados que são acompanhados pelas Unidades de Saúde não precisam fazer o cadastramento, pois serão incluídos nos roteiros pelas próprias equipes dos Distritos Sanitários que já acompanham esses pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, alerta que não se trata de vacinação delivery, portanto, só os idosos acamados é que será serão atendidos nessas condições.

São considerados idosos acamados pessoas acima de 60 anos sem condição de mobilidade, situação geralmente causada por doenças crônicas como Alzheimer na fase crítica, pacientes oncológicos graves, com sequelas de cardiopatia, entre outras condições que não permitem ao idoso se locomover.

Idosos sem essas características e, portanto, com capacidade de locomoção, mesmo que reduzida, devem aguardar a sequência do processo de imunização.

Para os demais grupos de idosos (não acamados), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba orienta que façam o cadastro na plataforma Saúde Já, o principal canal de informação e acompanhamento da vacinação da covid-19.

Para esta nova etapa está prevista a descentralização da vacinação para pontos nas dez Regionais da Cidade e também a modalidade drive-thru.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios