13/07/2012

Curso "Quer ser um conselheiro do CRM-PR" inicia hoje

Além de incentivar surgimento de lideranças, iniciativa realça transparência da instituição e sua importância na defesa da profissão e do zelo ético. O evento é aberto a todos médicos em dia com suas obrigações, podendo ter participação presencial ou por meio da transmissão online.



Em iniciativa pioneira entre os Conselhos de Medicina do País, o Regional do Paraná vai inaugurar no segundo semestre deste ano um curso para preparar postulantes à função de conselheiro, esclarecendo requisitos obrigatórios para se habilitar, as atribuições pertinentes e a importância de se estimular o surgimento de novas lideranças. O programa, gratuito, será executado em quatro módulos (teóricos e práticos), o primeiro nos dias 13 e 14 de julho e os demais entre o início de agosto e o final de setembro, com total de 24 horas/aula, podendo inscrever-se médicos em dia com seus deveres conselhais.
A função de conselheiro é privativa de médicos, que são eleitos em processo democrático e transparente pelos pares. Ao todo são 42 os conselheiros, 40 escolhidos (efetivos e suplentes) pelo voto direto e dois indicados pela Associação Médica. O mandato é honorífico, de cinco anos. Entre os requisitos estão o de reconhecida competência técnica e conduta exemplar, já que o exercício do cargo incorre na supervisão da ética profissional, atuando, enquanto colegiado, como julgador e disciplinador da classe médica. O CFM, aliás, acaba de editar resolução que normatiza a obrigatoriedade de "ficha limpa" para os conselheiros. O Conselho do Paraná terá eleições para conselheiros em meados de 2013.



Conhecer melhor o Conselho e suas funções

O presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, explica que o objetivo da proposta é aproximar o médico de seu Conselho, para que tenha uma visão mais realista de quais são as responsabilidades e atividades desenvolvidas e, ao mesmo tempo, exaltar o papel em defesa da sociedade e do profissional que exerce a Medicina sob os ditames éticos e legais. "Queremos os colegas mais participativos, conscientes de que o Conselho atua pelo bom conceito da profissão, defendendo para isso as condições adequadas para a prática médica. Este curso surge como elemento propagador dessa consciência e seus participantes não precisam, necessariamente, ascender à função de conselheiro. Está em consonância com o espírito democrático e a transparência compromissada com o médico nesta Casa", destaca o dirigente.


Com o slogan "Quer ser um conselheiro do CRM?", o curso terá em seu módulo inaugural as participações do próprio presidente do Conselho e ainda do Prof. José Eduardo de Siqueira, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e atual membro da Associação Internacional de Bioética. Eles vão discorrer sobre o que representa ser um conselheiro e o histórico dos Códigos de Ética, inclusive analisando o atual.


Na programação geral do curso podem ser conferidos os palestrantes e também as temáticas, que incluem conhecimento do que é o CRM, suas atribuições, o que são sindicâncias e processos éticos, os julgamentos e apenações, o rigor no trato dos recursos da autarquia e, ainda, como funcionam as câmaras técnicas, instrumento de grande relevância para o interesse da sociedade e que vem passando por processo de reformulação. O presidente do CRM-PR ressalta que o curso está inserido no programa de Educação Médica Continuada do Conselho e que é aberto aos médicos em dia com suas obrigações, tanto para as aulas presenciais quanto a distância (pela internet). Será conferido certificado de participação, se cumprida carga mínima estipulada.



Programação


Confira a programação dos primeiro módulo e as datas dos próximos:



1º MÓDULO: 13 e 14 de julho 2012



Sexta-feira, 13 de julho



19h - Abertura

19h20 - 1ª Aula: Código de Ética Médica - Evolução do Código de Ética Médica

Ministrante: Prof. José Eduardo de Siqueira - ex-conselheiro e representante da Sociedade Brasileira de Bioética na Associação Internacional de Bioética


20h20 às 20h40 - Perguntas e Debate


20h40 às 21h40 - 2ª Aula: O que representa ser um Conselheiro - perfil

Ministrante: Alexandre Gustavo Bley - Presidente do CRM-PR


21h40 às 22h00 - Perguntas e Debate



Sábado, 14 de julho



09h00 - 3º Aula: O que é o Conselho Regional de Medicina?

* Personalidade Jurídica - Autarquia - Legislação

Ministrante: - Antônio CelsoCavalcante de Albuquerque - Dptº Jurídico CRM-PR

* Regimento Interno - Atribuições - Organograma

Ministrante: - Dr. Hélcio Bertolozzi Soares - Secretário Geral CRM-PR


10h00 às 10h20 - Perguntas e Debate


10h20 - 4ª Aula: Quem tem a obrigação e está habilitado para se inscrever no CRM?

Ministrante: Dra. Marília Cristina Milano Campos - Pessoa Física CRM-PR

Ministrante: Pessoa Jurídica CRM-PR


10h50 - 5ª Aula: Departamento de Fiscalização

Ministrante: Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho - Diretor do DEFEP CRM-PR


11h20 - 6ª Aula: Tesouraria

Ministrante: Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha - Tesoureiro CRM-PR


11h40 às 12h00 - Perguntas e Debate




2º MÓDULO: 03 e 04 de agosto de 2012

3º MÓDULO: 31 de agosto e 01 de setembro de 2012

4º MÓDULO: 28 e 29 setembro de 2012



TOTAL GERAL: 24 horas/aula



Regulamento do Curso:


1) Podem participar os médicos inscritos e adimplentes em seu respectivo CRM.

2) Total de vagas presenciais: 274

3) Serão fornecidos certificados aos médicos que tenham participado de, pelo menos, seis dias de aula.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios