06/03/2023

Curso de Ética Médica para residentes estreia com 413 participantes

Evento do Projeto de Educação Médica Continuada foi o primeiro de quatro módulos. Aulas têm o objetivo de reforçar conceitos e orientar quanto a situações do dia a dia da profissão

clique para ampliarclique para ampliarDr. Adonis deu as boas-vindas aos 413 participantes do 1º módulo do curso. (Foto: Reprodução CRM-PR)
O primeiro módulo do “Curso de Ética Médica para Residência Médica”, promovido pela EMC do Conselho Regional de Medicina do Paraná na última quinta-feira, 2 de março, reuniu 396 médicos paranaenses, além de 17 profissionais inscritos em outros estados. O evento foi presidido pelo conselheiro Dr. Adonis Nasr e teve palestras da Dra. Tatiana Menezes Garcia Cordeiro, presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná, e do Dr. Thadeu Brenny Filho, ambos também conselheiros do CRM-PR.

O Dr. Adonis fez a abertura do evento e passou a palavra para considerações do presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Yosida, que apresentou aos participantes as principais atribuições do Conselho, além de números e dados das atividades desenvolvidas e destacou que a ética tem muito a ver com o bom senso.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da Cermepar, a Dra. Tatiana contribuiu com informações e orientações valiosas aos residentes. (Foto: Reprodução CRM-PR)
A Lei 6932, de 1981, foi o tema inicial da palestra da Dra. Tatiana, que frisou ser esta a lei mais importante da residência médica, responsável pela sua regulamentação. Ela reforçou pontos como o acesso ser exclusivamente por meio de processo seletivo, a atenção que os residentes devem ter com as informações que constam em seus contratos, em especial o curso no qual estão se especializando, e falou sobre a conduta, o atendimento aos preceitos do Código de Ética Médica e a importância da avaliação dos residentes.

Por sua vez, o Dr. Thadeu falou sobre prontuário médico e a necessidade de um preenchimento sempre adequado e completo do documento com todas as informações, condutas, orientações e prescrições passadas para o paciente, além de documentar as queixas que deram origem ao tratamento. Ele destacou que o médico precisa ter inteligência emocional e “atencional”, de forma que consiga não só captar as emoções do paciente e compreender o que ele precisa, mas também ouvir, dar a devida atenção. 

Assista à integra das palestras:



Demais módulos

O 2º módulo do curso foi realizado na sexta-feira, 3 de março, com a participação de 312 médicos do Paraná e de outros estados. Os temas abordados foram Plantão Médico, com palestra do Dr. Thadeu; Relação médico-paciente, em palestra proferida pela conselheira Dra. Marília Cristina Milano Campos de Camargo; e Remuneração médica, assunto tratado pelo Dr. Adonis.

O 3º e o 4º módulo serão realizados nos dias 9 e 10 de março, próxima quinta e sexta-feira, com os temas Ética Médica, Segurança do Paciente, Os Médicos e as Redes Sociais, Judicialização da Saúde e Ética em pesquisa. O curso será encerrado com um Julgamento Simulado no dia 10. Ainda é possível se inscrever e o certificado é oferecido por módulo. Para garantir sua vaga clique aqui

Caso perca alguma das aulas ou queira assistir novamente, os vídeos ficam disponíveis no canal do YouTube do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios