21/03/2012

Curso de Urgência e Emergência em Pediatria reúne mais de 120 médicos

Na mesa de abertura, Edison Vale Teixeira Junior, diretor médico do SIATE, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, membro da Comissão da Educação Médica Continuada 2012 do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, presidente do CRM-PR, Darci Vieira da Silva Bonetto, presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, major Osni José Bortolini, diretor do SIATE, e Kathia Maria de Gouvea Ribas, coordenadora Médica do SAMU.




O evento, realizado nos dias 16 e 17 de março, alcançou médicos de todo o Estado, presencialmente e a distância



Inaugurando o Projeto de Educação Médica Continuada de 2012, o CRM-PR promoveu o primeiro módulo do Curso de Urgência e Emergência, em Pediatria. Na noite de sexta-feira, 16 de março, 96 médicos participaram presencialmente do curso, além de outros 25 que ficaram conectados na transmissão online das aulas, que está em fase de testes. No sábado de manhã 84 médicos assistiram às palestras.
Alcançando estudantes de Medicina, residentes em Pediatria e especialistas já com experiência, as aulas abordaram aspectos práticos da especialidade focados no atendimento de urgência e emergência. "O maior elogio que faço é para a aplicabilidade profissional do que foi ensinado. A aplicação prática do conteúdo foi o grande diferencial do curso. Foi muito produtivo", elogiou o acadêmico Gustavo Justino.


"Achei a palestra ótima. Os palestrantes são de altíssimo nível. Sempre participo de ao menos dois eventos por ano. Sempre há uma novidade que posso aprender e já vale a pena ter participado", comentou o pediatra Ronaldo Guimarães Pupo, que atua na região de Guarapuava e Prudentópolis e veio para Curitiba participar do módulo.


Para um dos palestrantes, o pediatra Carlos Roberto Lebarbenchon Massignan, participar desses encontros é uma oportunidade de conhecer novas ideias. "Mostramos diferentes oportunidades que ajudam o participante a escolher qual é o caminho que deseja seguir dentro da especialidade", afirma.



Julgamento simulado

No final da manhã de sábado, foi realizado um julgamento simulado no qual foi analisado o caso de uma gestante Rh (-) que deu à luz um bebê com Rh (-) e não recebeu a vacina após o parto. "Não sabia como funcionava um julgamento. Ter participado nos deixou preparados para colocar em prática as lições de ética que aprendemos e nos alertou a redobrar a atenção no dia a dia", comenta a estudante Claudiany Ferreira.



Transmissão online

Em fase de testes, a transmissão online continuará sendo realizada nos próximos eventos do Projeto. Além disso, futuramente os vídeos das aulas serão disponibilizados para os médicos no site do Conselho.



Próximos eventos

Confira os próximos eventos da Educação Médica Continuada de 2012:



26/03: href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=5185" target="_blank">Palestra sobre aspectos éticos e legais do prontuário eletrônico

O palestrante será o presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Cláudio Giulliano Alves da Costa, que esclarecerá dúvidas sobre todo o processo de informatização. Na ocasião também será distribuída uma href="http://www.sbis.org.br/certificacao/Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf" target="_blank">cartilha educativa, elaborada pelo CFM e pela SBIS, que oferece uma visão geral com orientações e regras para implantação do prontuário 100% digital.



29/03: href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=5193" target="_blank">III Módulo de Capacitação Financeira

Palestra irá esclarecer dúvidas e trazer dicas para a Declaração de Imposto de Renda 2012.



30 e 31/03: href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=5219" target="_blank">Simpósio e Mesa Redonda sobre Cardiologia

O evento é voltado para médicos e tem como objetivo apresentar estudos com foco em um tema central, sempre seguido de debate.






Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios