09/11/2009

Curso de ética médica reúne residentes e profissionais no HT



O conselheiro e diretor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do Conselho de Medicina do Paraná, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, apresentou algumas modificações no novo código de ética médica que dizem respeito à remuneração profissional, tema de sua palestra durante o evento.



A Comissão de Ética Médica do Hospital do Trabalhador promoveu, durante os dis 6 e 7 de novembro, curso direcionado aos médicos residentes para debater temas prevalentes no dia a dia da atuação médica e especialmente para esclarecer questões éticas.

A programação teve início às 19h30 de sexta-feira, dia 6, com posse da Comissão de Ética Médica do Hospital do Trabalhador e palestra do desembargador do Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, sobre "Responsabilidade civil dos hospitais". Cerca de 20 residentes e profissionais prestigiaram a atividade. Na oportunidade, o presidente recém-empossado da comissão de ética do HT e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Gustavo Justo Schulz, ressaltou a importância da promoção de debates como estes, em que os residentes tem a oportunidade de trocar experiências com conceituados médicos e aprofundar conhecimento a respeito de temas como competências legais dos Conselhos de Medicina, prevenção dos processos ético-profissionais, aspectos éticos e legais dos transplantes, responsabilidade profissional e o novo código de ética, atestados, prontuários e boletins médicos, relação médico x paciente, ética em perícias médicas, remuneração profissional e ética em pesquisa.



Confira a seguir a composição da Comissão de Ética Médica do HT:

Presidente: Gustavo Justo Schulz

Membros Titulares:

Angelo Enzimar Alves,
Marcel Henrique de Almeida

Membros Suplentes:

Lutero Marques de Oliveira,
Marcos Takimura,
Somaia Reda

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios