13/11/2007

Dengue: mobilização nacional

Uma ofensiva contra a dengue foi deflagrada ontem pelo governo federal. Mas o alvo, desta vez, não é o mosquito que transmite a doença - e sim os médicos que a combatem. Trezentos mil profissionais receberão, a partir de hoje, uma carta assinada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre como diagnosticar a dengue em estágio inicial. A mobilização nacional coincide com o início do período de chuvas, quando a epidemia, que já contaminou cerca de 480 mil pessoas e matou 121 este ano, fica ainda mais grave.

"Tivemos recentemente o primeiro caso no Paraná. Então é óbvio que um médico de lá não tem a mesma experiência que um profissional do Rio de Janeiro, acostumado com a epidemia há 20 anos", explica Fabiano Pimenta, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do ministério. Depois da carta, alertando para a situação atual do país, serão enviados um CD-ROM com dados sobre os sintomas da doença, as técnicas de diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Federal de Medicina.
Secretários estaduais de Saúde elogiaram a mobilização, mas lembraram que é preciso envolver outras pastas no combate à dengue. "Todas as medidas são válidas, mas se não houver um engajamento das áreas de habitação, assistência social, educação, será muito difícil", destaca o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), José Ênio Servilha Duarte.
Mortes

Para Ailton Domício, técnico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a iniciativa é fundamental para que os óbitos em função de dengue hemorrágica caiam no país, hoje na casa dos 10%. "Os riscos diminuem consideravelmente com um diagnóstico correto e um manejo adequado do paciente", explica Domício.

A forma mais grave da doença tem se propagado devido à presença de três sorotipos no país. "Ter dengue de mais de um sorotipo favorece a hemorragia. Por isso devemos evitar, com a ajuda dos médicos, que os casos cheguem a um estado grave", afirma Pimenta, do Ministério da Saúde.
No Distrito Federal, onde 7.240 médicos receberão a carta do ministro, houve 1.839 casos de dengue de janeiro a setembro deste ano, dos quais sete foram na forma hemorrágica, com três mortes. Os sintomas mais evidentes da doença são febre, dor no corpo e falta de apetite. Nesses casos, a população precisa procurar um médico, para que seja identificado o melhor tratamento, de acordo com o caso.

Prevenção

As cidades de São Sebastião, Santa Maria, Gama e Planaltina, junto com a área da Estrutural, formam a região mais crítica do DF, em termos de números de casos. Apesar dos índices altos, Domício acredita que as atuais estratégias de combate à doença serão mantidas. "A grande lição que ficou nesses anos todos é que é preciso mobilizar a população, toda a sociedade.
Usar inseticida apenas não basta. É nesse caminho que estamos trabalhando, além da tarefa cotidiana dos agentes de vigilância ambiental", afirma o técnico da Secretaria de Saúde do DF.

Pimenta destaca que a reciclagem dos médicos faz parte de um projeto maior da pasta no combate à dengue. "Temos todo um trabalho para reduzir as mortes, que começa com as ações das equipes de inspeção, as campanhas de conscientização", afirma. Nas propagandas de televisão e rádio, o mote tem sido a prevenção. Esvaziar garrafas paradas, não estocar pneus em áreas descobertas e não acumular água em lajes ou calhas são algumas das recomendações. As campanhas adotaram tons regionais este ano - com baião, samba, sertanejo e hip hop, entre outros ritmos - para ganhar a simpatia das pessoas.


Fonte: Correio Braziliense

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios