31/03/2011

Dentistas aderem à paralisação em apoio aos médicos

Dentistas se unem ao movimento dos médicos e decidem suspender atendimento a planos de saúde dia 7 de abril.



Em apoio ao movimento nacional dos médicos que acontece no próximo dia 7 de abril, com a paralisação do atendimento a planos de saúde, a diretoria do Conselho de Odontologia do Paraná (CRO/PR) - em conjunto com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PR) e o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Paraná (Soepar) - decidiu orientar os dentistas a também suspender o atendimento a planos de saúde na data. Todos os profissionais do segmento devem paralisar as atividades de atendimento aos usuários de planos de saúde em 7 de abril. Pacientes previamente agendados deverão ser reagendados, com exceção dos casos de urgência e emergência, que deverão receber a devida assistência.

De acordo com os dentistas, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades muito acima da inflação nos últimos 10 anos, os reajustes dos honorários têm sido irrisórios e a paralisação serve como alerta à sociedade, pois a situação promete causar sérios riscos à saúde e à vida daqueles que decidiriam adquirir um plano em busca de assistência de qualidade.


Normas

"As empresas prestadoras de serviços de saúde precisam urgentemente entender e atender às reivindicações das entidades que representam os profissionais de saúde, estabelecendo regras contratuais claras, que respeitem a autonomia desses profissionais e definam critérios e periodicidade de reajustes dos honorários a ser pagos àqueles que levam cuidados de saúde à população. A classe também defende que a Agência Nacional de Saúde (ANS) exerça seu papel fiscalizador, exigindo dos planos de saúde que cumpram a regulamentação", analisam as entidades em comunicado.

Fonte: O Estado do Paraná/ Agências



Íntegra do comunicado de convocação para paralisação



Dia Nacional da Paralisação ao Atendimento aos usuários de Planos de Saúde por Cirurgiões-Dentistas e Médicos


Os Cirurgiões-Dentistas e Médicos de todo o País são convocados a suspenderem o atendimento aos usuários de planos e seguros de saúde no próximo 7 de abril - Dia Mundial da Saúde.



Ciente de que as reivindicações dos Cirurgiões-Dentistas são exatamente as mesmas que as da classe médica, o Conselho Regional de Odontologia do Paraná, em conjunto com ABO-PR e SOEPAR, decidiu aderir ao movimento nacional de paralisação e, desde já, solicita a todos profissionais do Paraná que paralizem suas atividades de atendimento aos usuários de planos de saúde na referida data.

Os Cirurgiões-Dentistas e Médicos exigem três reivindicações: reajuste dos honorários odontológicos pelos valores da CBHPO; inserção dos critérios de reajuste nos contratos e obrigatoriedade de reajuste periódico dos honorários odontológicos, a ser arbitrado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Assim, os pacientes previamente agendados deverão ser atendidos em nova data, com exceção para os casos de urgência e emergência, que deverão receber a devida assistência.

A convocação das entidades odontológicas e médicas enfatiza que o objetivo da paralisação é protestar contra a forma desrespeitosa com que os profissionais de saúde e os pacientes são tratados pelas empresas que atuam no setor, já que os planos de saúde interferem diretamente criando obstáculos para o correto atendimento, pagando preços irrisórios pelos procedimentos, glosando a solicitação de exames e fazendo pressão para a redução dos procedimentos.

Os contratos entre as operadoras e os profissionais de saúde também primam por irregularidades, estando em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Nos últimos dez anos, os reajustes dos honorários têm sido irrisórios, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades bem acima da inflação.

A paralisação é um alerta à sociedade, pois a situação é hoje insustentável, com riscos de sérios prejuízos à saúde e à vida daqueles que decidiram adquirir um plano em busca de assistência de qualidade.

As empresas prestadoras de serviços de saúde precisam urgentemente entender e atender às reivindicações das entidades que representam os profissionais de saúde, estabelecendo regras contratuais claras, que respeitem a autonomia desses profissionais e definam critérios e periodicidade de reajustes dos honorários a serem pagos àqueles que levam cuidados de saúde à população.
Defendemos ainda que a ANS exerça seu papel fiscalizador, exigindo dos planos de saúde o cumprimento da regulamentação.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios