20/02/2019

Departamento de Fiscalização do CRM-PR realiza 200ª reunião

Equipe, composta por médicos fiscais, agentes e assistentes, reúne-se mensalmente para planejar atividades e locais a serem vistoriados. Data marca também a chegada de nova médica fiscal ao Conselho

clique para ampliarclique para ampliarDefep é composto por médicos fiscais, agentes e assistentes de fiscalização. (Foto: CRM-PR)
A equipe de profissionais responsável pelas fiscalizações efetuadas pelo CRM-PR realizou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a 200ª reunião do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do Conselho. O primeiro registro data de 25 de outubro de 1993, enquanto o Defep ainda era Cofep - Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional. As reuniões são mensais e servem para acompanhar os casos em andamento, compartilhar dúvidas e ocorrências e planejar atividades futuras.

Entre os temas em pauta estava a apresentação da nova médica fiscal do Conselho, Dra. Rafaela Andrade Rocha, aprovada em primeiro lugar no Concurso CRM-PR 2018 e que assumiu o cargo nesta segunda. Ela passa a ser a quinta médica da equipe, composta atualmente pelo Dr. Elisio Lopes Rodrigues, Dr. Jun Hirabayashi, Dra. Maria Teresa Ribeiro de Andrade Oliveira e Dr. Paulo Aranda (de Londrina).

Para o conselheiro gestor do Departamento, Dr. Carlos Roberto Naufel Junior, a chegada de mais um integrante para a equipe só tem a beneficiar os trabalhos e a expectativa é de aumentar a quantidade de fiscalizações feitas ao longo do ano. “Esta é uma função que exige muita atenção a detalhes e tem suas armadilhas. No início a Dra. Rafaela irá passar por um período de treinamento, em que será acompanhada pelo coordenador, Dr. Elísio. No decorrer do tempo poderemos conhecer melhor seu perfil e fazer as designações de atividades de acordo”, explicou o Dr. Naufel.

Dr. Elísio Lopes Rodrigues constitui-se num dos primeiros médicos fiscais em atuação nos CRMs, tendo mais de 22 anos de exercício da atividade. Formado pela Católica do Paraná (hoje PUCPR) em 1979, ele foi contratado em janeiro de 1997 e conta com orgulho que já visitou todos os municípios paranaenses (são 399, incluindo a Capital) e entende ter contribuído para a melhoria de muitos serviços em prol da população. De acordo com suas estimativas, somente na última década foram percorridos mais de 1 milhão de quilômetros pelos integrantes da equipe do Defep para realizar as fiscalizações. No período, ocorreram várias interdições ou indicações de interdições éticas.

O CRM-PR é referência nacional entre os Conselhos no que diz respeito à fiscalização. Em 2018 foram 1.184 registradas no Paraná, contra 926 no Distrito Federal, 563 em São Paulo e 539 em Minas Gerais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios