Dia Estadual da Saúde do Coração

Em 9 de abril deste ano, foi publicada, na página 11 do Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Lei 12.903/8 de 8 de abril de 2008, referente ao Projeto de lei nº 16 de 2007, de autoria do Deputado Fausto Figueira (PT), comunicando que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decretou a data de 29 de junho como o Dia Estadual da Saúde do Coração. Será, a partir de agora, especialmente dedicado à reflexão acerca da principal causa de mortalidade no estado: as doenças cardiovasculares. A criação de um Dia Estadual da Saúde do Coração é fundamental para a qualificação da assistência à saúde dos cidadãos, assim como para a redução e racionalização dos investimentos em saúde.

As doenças do coração constituem uma das principais causas de morte e de internação hospitalar em nosso país, ocasionando cerca de 300.000 mortes por ano, 820 mortes por dia, 30 mortes a cada hora. Apesar dos avanços científicos, através do desenvolvimento de novas técnicas invasivas/cirúrgicas ou do desenvolvimento de medicamentos que reduzem as chances de uma pessoa morrer de causa cardiovascular, ainda há um aumento destes números. Mais pessoas em faixas etárias mais jovens têm sido acometidas por estas doenças. E por que isto estaria acontecendo? Sem dúvida pela maior exposição aos fatores que levam à doença cardiovascular.

Os fatores de risco podem ser divididos em modificáveis e não modificáveis. Claramente os que não podem ser alterados são a idade, sexo e hereditariedade. Porém, os modificáveis são em maior número, a saber: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo , níveis de colesterol elevado, sendo que todos são passiveis de modificação através de novos hábitos de vida e pelo uso de medicações conforme a necessidade, sempre sob a supervisão médica.

Um maior número de crianças e jovens está exposto a hábitos de vida não adequados do ponto de vista da saúde cardiovascular. Há muitas crianças que não se alimentam de verduras e frutas. Questão social? Diria que cultural, pois vivemos em um país privilegiado, com ótimas ofertas de hortifrutis durante o ano todo e em todas as regiões. Basta criar o hábito...

Outro fator de risco de extrema importância e que precisa ser cultivado desde a infância é o combate ao sedentarismo, através da prática de atividade física que, realizada de maneira regular e constante, é muito bem vinda à saúde do coração. Uma cena ainda causa muita tristeza entre nós, médicos: o abusivo número de pessoas que fumam. Apesar de intensas campanhas educativas tanto das Sociedades Médicas quanto do Ministério da Saúde, ainda há muitos que insistem neste vício, especialmente entre os jovens. Mal sabem que assim estarão levando seu coração a sofrer um infarto em um futuro não muito distante, além, é claro, de todos os outros malefícios deste hábito nocivo.

A hipertensão arterial acomete um numero cada vez maior de pessoas em nosso país e talvez a maior parte não saiba que quando não há um controle adequado dos níveis de pressão arterial, há uma maior chance de se sofrer um infarto do miocárdio, ruptura de um aneurisma e ainda um acidente vascular cerebral (derrame), muitas vezes deixando seqüelas que limitam a qualidade de vida.

O número de casos de diabetes tem aumentado bastante em nosso país, especialmente pelo crescente aumento de peso de nossa população. Simplificando um pouco: o ganho excessivo de peso, resultado de hábitos de vida inadequados, resulta em surgimento precoce da doença. Nossa maior preocupação além de todas as complicações do diabetes, é a alta incidência de doenças cardiovasculares nesta população particularmente os casos de infarto do miocárdio.

Falando-se um pouco sobre o colesterol, temos atualmente crianças com níveis elevados para a idade e isto por causa de uma dieta inadequada, pobre em nutrientes, vitaminas e proteínas e extremamente rica em gorduras. Estas crianças serão - infelizmente - os adultos portadores de doenças como diabetes, hipertensão, e que sofrerão infarto do miocárdio no futuro. Algo precisa ser feito agora! Campanhas educativas para a população são nosso principal objetivo como representantes de uma entidade médica séria e conceituada como a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Aliás, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, neste dia 29 de junho, completa 30 anos de existência com um intensa contribuição em educação continuada aos profissionais médicos e da saúde, além de um papel social importante em campanhas educativas de prevenção às doenças do coração destinadas à população.

Transformemos então esta data de 29 de junho em símbolo para a prevenção às doenças do coração e de uma profunda reflexão. Iniciemos esta atenção em nossos lares, com nossos entes queridos e estendamos nossos conhecimentos aos amigos, comunidade, colegas de trabalho, assim fazendo com que mais vidas sejam preservadas.


* Por Celise Sobral Denardi, médica cardiologista, presidente da SOCESP- Piracicaba e professora da Faculdade de Medicina da PUC- Campinas

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios