02/07/2019

Dicas do CRM-PR: Emergências médicas em pleno voo - como abordar?

Palestras serão realizadas no dia 27 de julho na sede do Conselho, em Curitiba; na ocasião será lançada cartilha de autoria dos palestrantes com dicas práticas para o médico

O Projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Comissão de Saúde do Médico, realiza no dia 27 de julho o evento "Dicas do CRM-PR: Emergências Médicas em Pleno Voo - Como Abordar?" As palestras serão realizadas ao longo da manhã na sede do Conselho, em Curitiba, com a participação do conselheiro 2º corregedor, Dr. José Knopfholz, e dos cardiologistas Dra. Camila Hartmann e Dr. Gustavo Lenci Marques.

Na ocasião será lançada a cartilha "Emergências médicas a bordo: como agir?", de autoria dos palestrantes e que traz dicas práticas para o médico que se vê em situação de atendimento durante voo. Os participantes presenciais receberão gratuitamente um exemplar impresso.

Podem participar médicos, estudantes de Medicina e demais profissionais da Saúde. As palestras poderão ser acompanhadas presencialmente ou via transmissão web. Para participar, preencha o formulário de inscrição e informe o tipo de participação (presencial ou online). A transmissão online é disponibilizada no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Série "Dicas do CRM-PR"

O CRM-PR irá promover ao longo do segundo semestre de 2019 uma série de eventos voltados aos cuidados que os médicos podem ter consigo mesmos e, inclusive, com seus familiares, em diversas situações, sejam elas pessoais ou em atividades relacionadas ao trabalho. A participação é aberta à classe médica, estudantes e demais interessados nos temas abordados. 

No dia 24 de julho, acontece o "Dicas do CRM-PR: Conscientização de Segurança". Saiba mais aqui

Programação

8h | Abertura 

8h10 | Palestra: Medicina das altitudes - o que muda? 
Palestrante: José Knopfholz (CRM-PR 19.193)

8h30 | Palestra: Dispneias em pleno voo - como conduzir?
Palestrante: Camila Hartmann (CRM-PR 29.623)

9h | Palestra: Parada cardíaca no avião 
Palestrantes: José Knopfholz e Gustavo Lenci Marques (CRM-PR 29.443)

9h30 | Palestra: Situações especiais - Emergências psiquiátricas, Náuseas Agudas, Síncopes, Arritmias 
Palestrante: Gustavo Lenci Marques

10h30 | Mesa redonda: Discussão interativa de casos clínicos
Palestrantes: José Knopfholz, Camila Hartmann, Gustavo Lenci Marques

11h30 | Encerramento

Conheça os palestrantes:

José Knopfholz (CRM-PR 19.193)
Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Curitiba, em 2002, é especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Mestre em Ciências da Saúde pela PUCPR e Doutor em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná. É professor de Cardiologia e Urgências da PUCPR, onde coordena o Curso de Medicina. Ocupou o cargo de coordenador docente da regional Sul II da Associação Brasileira de Ensino Médico (Abem) e atua como avaliador da Comissão de Acreditação de Escolas Médicas da Abem e CFM. Também é diretor do Centro de Treinamento da American Heart Association/PUCPR.

Camila Hartmann (CRM-PR 29.623)
Formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2011, possui especialização em Clínica Médica e Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e mestrado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Título de especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Cardiologia e título na Área de Atuação em Ergometria pelo Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Instrutora SAVC pela American Heart Association® desde novembro de 2013. Atualmente é professora da Escola de Medicina da PUCPR e médica Cardiologista no Hospital Marcelino Champagnat e no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Gustavo Lenci Marques (CRM-PR 29.443)
Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 2011. Realizou Residência Médica em Clínica Médica e em Cardiologia no Hospital de Clínicas da UFPR e mestrado em Medicina Interna na UFPR. É professor da Universidade Federal do Paraná, e também da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Realiza a coordenação do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital de Clínicas da UFPR e do internato em Clínica Médica da UFPR e da PUCPR. Atua como médico Cardiologista no Hospital Marcelino Champagnat. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

* * *

Certificados
Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Confira as regras para obtenção.

* * *

Serviço:
Dicas do CRM-PR: Emergências Médicas em Pleno Voo - Como Abordar? 
Data: 27 de julho de 2019
Hora: das 8h às 12h
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | 4077
Formulário de inscrição

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios