24/07/2019

Dicas do CRM-PR: Emergências médicas em pleno voo - como abordar?

Palestras serão realizadas neste sábado, 27 de julho, na sede do Conselho, em Curitiba; na ocasião será lançada cartilha de autoria dos palestrantes com dicas práticas para o médico

O Projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Comissão de Saúde do Médico, realiza neste sábado, 27 de julho, o evento "Dicas do CRM-PR: Emergências Médicas em Pleno Voo - Como Abordar?" As palestras serão realizadas ao longo da manhã na sede do Conselho, em Curitiba, com a participação do conselheiro 2º corregedor, Dr. José Knopfholz, e dos cardiologistas Dra. Camila Hartmann e Dr. Gustavo Lenci Marques.

Na ocasião será lançada a cartilha "Emergências médicas a bordo: como agir?", de autoria dos palestrantes e que traz dicas práticas para o médico que se vê em situação de atendimento durante voo. Os participantes presenciais receberão gratuitamente um exemplar impresso.

Podem participar médicos, estudantes de Medicina e demais profissionais da Saúde. As palestras poderão ser acompanhadas presencialmente ou via transmissão web. Para participar, preencha o formulário de inscrição e informe o tipo de participação (presencial ou online). A transmissão online é disponibilizada no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Programação

8h | Abertura 

8h10 | Palestra: Medicina das altitudes - o que muda? 
Palestrante: José Knopfholz (CRM-PR 19.193)

8h30 | Palestra: Dispneias em pleno voo - como conduzir?
Palestrante: Camila Hartmann (CRM-PR 29.623)

9h | Palestra: Parada cardíaca no avião 
Palestrantes: José Knopfholz e Gustavo Lenci Marques (CRM-PR 29.443)

9h30 | Palestra: Situações especiais - Emergências psiquiátricas, Náuseas Agudas, Síncopes, Arritmias 
Palestrante: Gustavo Lenci Marques

10h30 | Mesa redonda: Discussão interativa de casos clínicos
Palestrantes: José Knopfholz, Camila Hartmann, Gustavo Lenci Marques

11h30 | Encerramento

Conheça os palestrantes:

José Knopfholz (CRM-PR 19.193)
Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Curitiba, em 2002, é especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Mestre em Ciências da Saúde pela PUCPR e Doutor em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná. É professor de Cardiologia e Urgências da PUCPR, onde coordena o Curso de Medicina. Ocupou o cargo de coordenador docente da regional Sul II da Associação Brasileira de Ensino Médico (Abem) e atua como avaliador da Comissão de Acreditação de Escolas Médicas da Abem e CFM. Também é diretor do Centro de Treinamento da American Heart Association/PUCPR.

Camila Hartmann (CRM-PR 29.623)
Formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2011, possui especialização em Clínica Médica e Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e mestrado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Título de especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Cardiologia e título na Área de Atuação em Ergometria pelo Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Instrutora SAVC pela American Heart Association® desde novembro de 2013. Atualmente é professora da Escola de Medicina da PUCPR e médica Cardiologista no Hospital Marcelino Champagnat e no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Gustavo Lenci Marques (CRM-PR 29.443)
Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 2011. Realizou Residência Médica em Clínica Médica e em Cardiologia no Hospital de Clínicas da UFPR e mestrado em Medicina Interna na UFPR. É professor da Universidade Federal do Paraná, e também da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Realiza a coordenação do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital de Clínicas da UFPR e do internato em Clínica Médica da UFPR e da PUCPR. Atua como médico Cardiologista no Hospital Marcelino Champagnat. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

* * *

Certificados
Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Confira as regras para obtenção.

* * *

Serviço:
Dicas do CRM-PR: Emergências Médicas em Pleno Voo - Como Abordar? 
Data: 27 de julho de 2019
Hora: das 8h às 12h
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | 4077

Formulário de inscrição

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios