29/06/2007

Dificuldades na saúde pública do Ceará


Municípios cearenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram visitados por médicos do Estado


Hospitais com infra-estrutura precária, falta de higiene, abandono de prédios, desemprego, falta de lazer, de saneamento básico e de água encanada para a população, são algumas das dificuldades enfrentadas pelos moradores dos municípios cearenses com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com o relatório da Caravana da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).
A Caravana Fenam percorreu, entre os dias 28 e 30 de maio, os cinco municípios cearenses com o menor IDH - Barroquinha, com IDH de -0,551; Granja (-0,554), Croatá (-0,557), Salitre (-0,558), e Saboeiro (-0,560).

A iniciativa teve como objetivo realizar um levantamento das necessidades de cada uma das cidades, além de integrar o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec) com a sociedade, e conhecer a realidade local para melhorar os indicadores sociais.

Por conta das distâncias entre os municípios serem grandes, o Simec dividiu sua equipe em duas: uma parte seguiu para a região norte do Estado, onde estão localizados Granja, Barroquinha e Croatá, e a outra para o sul, passando por Salitre e Saboeiro.

Fizeram parte da caravana, além de médicos, representantes da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, e da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde do Estado, além de representantes do Núcleo de Vigilância Sanitária, e do Conselho Regional de Medicina. Também jornalistas, advogados e representantes da Secretaria de Saúde do Estado fizeram parte das ações.


Melhoria na saúde

Com a caravana, o Simec quis mostrar que se preocupa com a população que precisa de uma melhoria na saúde. "Somos médicos, precisamos nos preocupar com a saúde pública em todos os seus aspectos", explica o presidente do Simec, José Tarcísio da Fonseca Dias.

A caravana dos médicos cumpre agenda nacional contemplando 130 municípios de todo o País, com as respectivas equipes de profissionais nos Estados. As visitas seguem o modelo já adotado pelo Estado de Pernambuco, onde, há 4 anos, o mesmo trabalho é feito, com a caravana percorrendo os municípios com menor IDH.

"Em todos os 130 municípios, que receberão visitas das caravanas, são elaborados relatórios críticos sobre a saúde e outros aspectos da vida local", ressalta Dias.
Alguns Estados já realizaram sua caravana em maio, como o Ceará, e outros ainda terão tempo até outubro deste ano, para efetuar as pesquisas.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Relatório será enviado às autoridades

O relatório final das visitas será encaminhado, no próximo mês de julho, às autoridades de saúde do Estado e à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, chamando a atenção dos gestores para as questões que tanto afligem a população desses municípios. Com o relatório, a Fenam e o Simec esperam contribuir para a solução desses problemas. "Com esse relatório em mãos, podemos cobrar das autoridades ações para melhorar os indicadores sociais dos municípios visitados", salienta o presidente do Simec, Tarcísio Dias.

Os relatórios estaduais subsidiarão um documento nacional a ser entregue para o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em outubro deste ano. Com a ação, a Fenam objetiva, além de contribuir para melhoras na saúde pública e o bem estar da população, aproximar os médicos das questões enfrentadas pelas pessoas. "Não adianta ficarmos em um consultório atendendo as pessoas sem conhecermos de perto as dificuldades que elas enfrentam", conclui Tarcísio Dias.


Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios