22/10/2020

Diplomação de mérito ético alcança 10 médicos pioneiros de Maringá

Homenagem do Conselho pelos 50 anos de exercício da atividade de forma exemplar; ao todo, foram 125 profissionais reverenciados em 2020

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou no último domingo, 18 de outubro, a sua 35ª solenidade alusiva ao Dia do Médico, a primeira em formato virtual devido a observância das recomendações sanitárias. Dez médicos de Maringá e outro de Mandaguaçu estão entre os 125 médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o cristal simbolizando a Medicina pelos 50 anos de exercício exemplar da atividade.

As comendas foram encaminhadas pelo meio postal para registro em foto pelos familiares e em segurança. O Dr. Antonio Carlos do Nascimento (CRM-PR 2.846), um dos pediatras pioneiros de Maringá, teve o privilégio do abraço da mãe, D. Lúcia Melo Nascimento. Formou-se em dezembro de 1970 pela Universidade Federal do Paraná o concentrou toda a sua carreira profissional em Maringá, onde também foi presidente da Associação e Sindicato dos Hospitais.

Dra. Angela da Silva Lima (CRM-PR 4.186) posou ao lado do filho médico, o oftalmologista Gustavo Lima. Ela se formou em 1970 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo se inscrito no Conselho do Paraná em 1975. Também teve inscrições no estado de origem (CRM-RJ 14473-3) e em Santa Catarina (20.360).

O Dr. Almerio Votto Pereira (CRM-PR 2.995), formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e se especializou em nefrologia. Também tem inscrição nos Conselhos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Dr. Celso Correa Reis (CRNM-PR 2.781) é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem título de especialista em medicina do trabalho. Também tem inscrição no CRM-SC.

Dr. Gastão César Bardelli Silva (CRM-PR 4.970) também se formou pela UFPR, obtendo depois título de especialista em ginecologia e obstetrícia. Iniciou sua carreira profissional no Rio Grande do Sul, tendo retornado ao Paraná em 1975.

Dr. Kunihiro Nitta (CRM-PR 2.976) formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou naquele estado até meados de 1971, quando se instalou no Paraná. É especialista em oftalmologia. O filho Rafael Nitta (CRM-PR 20.289), especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, fez a homenagem.

Dr. Lourenço Tsunetomi Higa (CRM-PR 2.828) formou-se em 1970 pela UFPR e tem título de especialista em gineco-obstetra e área de atuação em ultrassonagrafia em GO. Também atuou em São Paulo.

Dr. Lúcio Esteves (CRM-PR 2.819) também se formou pela UFPR e é outro dos pioneiros da pediatria em Maringá.

Ainda fazem parte da relação de médicos da cidade que foram homenageados os Drs. Neilor Tomé Caliari (CRM-PR 2.730), formado pela UFPR e especialista em psiquiatra e medicina do trabalho; e o Dr. Paulo Roberto Ferreira Peixoto (CRM-PR 2.996), formado pela Universidade Federal Fluminense e especialista em dermatologia. Ele atuou inicialmente no Rio e inscreveu-se no Paraná em outubro de 1971. Também foi homenageado o Dr. Cezar Vicente (CRM-PR 2.900), formado pela UFPR e médico pioneiro de Mandaguaçu.

Confira na montagem de fotos, em sentido horário: Dr. Lourenço Higa; Dr. Lucio Esteves e a esposa; Dr. Celso Reis e esposa; Dr. Antonio Carlos e a mãe; Dr. Kunihiro e o filho Rafael; Dr. Almério e o filho; Dr. Gastão Silva; e Dra. Angela com o filho.



Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios