12/12/2007

Diplomas na UTI

É urgente criar um exame de habilitação obrigatório para médicos em molde semelhante àquele que já existe para advogados



A necessidade é demonstrada pela queda nos índices de aprovação no teste voluntário que o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) aplica a formandos. Na prova deste ano, 56% foram reprovados. Em 2005, a taxa de insucesso havia sido de 31% e, em 2006, de 38%. Pelo menos em teoria, o grau de dificuldade do teste, elaborado pela Fundação Carlos Chagas, é o mesmo em todos os anos.

Pode se presumir que os números seriam ainda piores caso o exame fosse obrigatório para todos os concluintes. Dado o caráter facultativo da prova, a tendência é que só a prestem alunos que se sintam preparados.

Como ocorre no caso do direito, atribuem se os maus resultados à proliferação de escolas, muitas das quais de qualidade duvidosa. O Estado de São Paulo já conta com 31 cursos médicos. Com a superoferta de vagas, o principal requisito para formar se médico é ter condições de arcar com mensalidades freqüentemente superiores a R$ 2.500.
Infelizmente, são fortes as resistências à obrigatoriedade do exame que, de resto, é adotado em vários países como os EUA e o Canadá. Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de setores do Conselho Federal de Medicina.

É fundamental, porém, que prevaleça o interesse público. Bacharéis em medicina que não reúnam conhecimentos mínimos para clinicar não deveriam receber autorização para fazê lo.

O sistema atual produz uma perversão adicional. Médicos recém formados e, portanto, inexperientes são alocados onde sobram vagas. Acabam sendo contratados a título precário por hospitais públicos. Por receberem a maioria das emergências, esses locais deveriam contar com profissionais qualificados.


Fonte: Folha de S.Paulo (editorial 12/12/2007)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios