23/01/2024

Diretor-geral da SESA faz alerta sobre aumento de casos de dengue no podcast 'Café com o CRM-PR'

Edição extra do programa foi gravada nesta segunda-feira (22) e trouxe importante atualização aos médicos sobre o tema, como a chegada de imunizantes à população; bate-papo foi conduzido pelo presidente do CRM-PR, Romualdo Gama

clique para ampliarclique para ampliarDiretor-geral da SESA PR foi recebido no Conselho pelo presidente Romualdo Gama e pelo vice Eduardo Baptistella (Foto: CRM-PR)
As ações de combate à dengue para o atual período epidemiológico foram o destaque da edição extra do podcast "Café com o CRM-PR", gravado nesta segunda-feira (22) com a participação do diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), César Neves. Em conversa com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Romualdo Gama, o diretor-geral destacou o monitoramento das novas variantes e convidou o Conselho do Paraná a participar das reuniões no Gabinete de Gestão de Integrada (GGI), no Palácio Iguaçu, que reúne representantes de prefeituras e técnicos de vigilância epidemiológica mobilizados no enfrentamento da doença. O período sazonal 2023/2024 teve início em 30 de julho e já soma perto de 13 mil casos confirmados e mais de 58 mil notificações em todo Estado. 

As 22 Regionais da SESA (RS) possuem casos confirmados da doença, sendo que a 16ª RS de Apucarana tem o maior número de positivos, seguida por Londrina, Paranavaí e Maringá. No total, são 271 municípios com casos confirmados. "A mesma recomendação para vários problemas de saúde deve ser direcionada para a dengue: prevenção! Para a população, a prevenção representa não deixar vaso, lixo, pneus ou qualquer recipiente com água parada. Para o médico, ficar atento aos pacientes com sintomas e que venham de uma região com suspeita de dengue", ressaltou Gama.

ASSISTA O PODCAST NO CANAL DO YOUTUBE

OUÇA O PODCAST NO SPOTIFY

O diretor-geral da SESA também destacou a chegada da vacina contra a dengue. No entanto, o imunizante adquirido pelo Ministério da Saúde deve ser direcionado para um grupo específico, em razão da pequena quantidade disponível. "A vacina fabricada pela multinacional Takeda é importante instrumento para combater epidemia. Porém, nesse primeiro momento, o Paraná deve ter cerca de 250 mil doses e, se considerarmos que a vacinação deve ser feita em duas fases com intervalo de 3 meses, o número cai pela metade", informou o diretor-geral, salientando que o público-alvo da primeira fase são as crianças entre 10 e 14 anos. A vacina também está disponível na rede privada. 

SINTOMAS

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Os sintomas podem se manifestar na maioria das vezes em até 15 dias. Geralmente, o primeiro sintoma é febre elevada (39°C a 40°C), que persiste de dois a sete dias, acompanhada por dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e nos olhos. Manchas podem aparecer na face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ser observados.
Na presença de algum dos sintomas citados, procure imediatamente o atendimento em um serviço de saúde. Evite a automedicação.

ZIKA E CHIKUNGUNYA

O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período, não houve confirmação de casos de zika, com 49 notificações e nenhum óbito confirmado.

Confira a íntegra do podcast:

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios