03/03/2022

Diretoria do CRM-PR recepciona novos médicos inscritos na região de Maringá

São dez recém-formados que participaram de reunião ética na tarde desta quinta-feira e na sequência receberão seus documentos profissionais

clique para ampliarclique para ampliarReunião ética foi realizada na tarde de 3 de março. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou no início da tarde desta quinta, 03/03, reunião ética de boas-vindas a dez médicos recém-formados que se inscreveram para atuar no estado. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho, Dr. Roberto Yosida, acompanhado pelo vice-presidente, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, e pelo Secretário-Geral, Dr. Luiz Ernesto Pujol.  

Abrindo a reunião o Dr. Yosida apresentou um vídeo sobre violência contra os médicos e deu as boas-vindas aos participantes, cumprimentado os novos colegas que estão recebendo sua habilitação.

Responsabilidade e empatia foram os temas abordados pelo Dr. Wilmar em sua fala, que destacou a importância de se colocar no lugar do outro, sentir o problema e se envolver para solucionar da melhor forma. “Isso ajuda a desenvolver uma relação de confiança com os pacientes”, explicou. Por fim, citou a necessidade de todos manterem seus dados cadastrais atualizados e colocou e o CRM e suas representações regionais à disposição de todos para eventuais dúvidas e consultas sobre o exercício da profissão.

Por sua vez, o Dr. Pujol falou sobre respeito e gratidão. Esta última reforçando aos novos colegas que sejam gratos a todos que os auxiliaram no caminho para essa brilhante vitória que é a formatura em Medicina. E lembrou do acolhimento ao doente, às suas dores, às suas queixas.  “Chamá-lo pelo nome, quando você faz isso você abre uma porta; olhar nos olhos enquanto escuta; ser claro explicando com detalhes condutas ou procedimentos indicados, a forma como tomar a medicação receitada”, sugeriu. E finalizou dizendo que “o respeito do médico pelo doente que o procura, independentemente de qualquer coisa, terá que ser sempre o mesmo”. 

As funções e atividades desenvolvidas pelo Conselho foram explicadas pelo presidente, Dr. Yosida, que falou também sobre situações que não têm interferência da entidade como exercício ilegal da profissão, compra de vacinas, autorizar abertura ou fechar escolas de Medicina, aplicação do Revalida, valores de honorários, entre outros. E destacou as atividades-fim do CRM, a de registrar médicos habilitados para o exercício da Medicina, fiscalizar e julgar. Por fim, lembrou da importância de cada um cuidar da sua própria saúde, dormir bem, se alimentar, ter tempo de lazer, com a família e amigos de forma a ter uma rotina equilibrada.

Os dez médicos recém-formados e inscritos na Regional de Maringá que participaram da reunião são formados na Unicesumar, Uningá, UFMT, Unoeste, Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Universidade de Brasília, Unioeste, Universidade de Ribeirão Preto, UFRN e Universidade Brasil.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios