04/03/2009

Divulgado cronograma de avaliações de cursos de medicina

Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 2 de março, o segundo grupo de cursos de Medicina e Direito que serão avaliados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2009, órgão vinculado ao MEC. Essas avaliações são relativas a processos de autorização de curso. O cronograma traz informações a respeito do período de recolhimento da taxa de avaliação; período para o preenchimento do formulário eletrônico; previsão para as visitas; e lista nominal dos cursos que serão visitados pelas comissões de avaliação. Neste segundo grupo, 14 de Medicina.


Para a criação de novos cursos de Medicina é exigida também a manifestação do Conselho Nacional de Saúde e, para a criação de curso de Direito, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A autorização de um curso resulta da análise de um conjunto de informações e não exclusivamente do relatório de avaliação do INEP.


As entidades médicas cobram severidade na avaliação de escolas de medicina. O CFM participa com grande engajamento nessas questões, expondo a situação atual: números recentes indicam que o Brasil já é o segundo país do mundo em número de faculdades de Medicina, com 167 escolas, sendo superado somente pela Índia, que possui 202. A preocupação do Conselho é a falta de comprometimento de muitas delas com a formação de um profissional qualificado.


Para o conselheiro Geraldo Guedes, o CFM espera que esta avaliação possa contribuir com melhorias. "As escolas que não reunirem condições adequadas devem ser interditadas e suspensas as autorizações de funcionamento", defendeu Guedes.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios