22/10/2020

Dois médicos de Francisco Beltrão distinguidos com o Diploma de Mérito Ético

Dr. Antonio Lúcio Duarte, que já recebeu a Medalha de Lucas em 2013, agora comemora jubileu de ouro juntamente com o Dr. Jorge Geraldo Carrasco Geldres

clique para ampliarclique para ampliarDr. Lúcio com os dois filhos médicos, Ao fundo, retrato de Lucinho. (Foto: Divulgação)

O Conselho de Medicina do Paraná realizou no último domingo (18) a sua 35ª solenidade alusiva ao Dia do Médico, a primeira virtual em observância às recomendações sanitárias de segurança. Foram homenageados os médicos que completaram 50 anos de formados com histórico exemplar, dentre eles os beltronenses Antonio Lucio Duarte e Jorge Geraldo Carrasco Geldres, além de Manoel Antonio Becerra Cueva, de Palmas. O Diploma de Mérito Ético-Profissional e o cristal simbolizando a Medicina a que fizeram jus foram encaminhados pelo meio postal, para registro em segurança.

O oftalmologista Antonio Lúcio recebeu as comendas pelas mãos dos filhos médicos, João Thiago Duarte e Rafael Augusto Duarte, e aproveitou para homenagear o outro filho, Lucinho, símbolo das Apaes e falecido há cinco anos. Em 2013, o Dr. Lúcio já tinha recebido uma das principais condecorações do CRM-PR, a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, em reconhecimento ao seu trabalho e da família junto à Escola Mundo Colorido e outras Apaes. Dr. Lúcio formou-se pela UFPR em 1970 e concentrou toda a sua carreira profissional na região.

Dr. Jorge, formado pela Universidade de Santa Maria (RS) e que há mais de quatro décadas está no Sudoeste, compartilhou a homenagem com os colegas médicas Drs. Antonio Carlos de Camargo da Rosa e Vanessa Leyton Gomes.

A cerimônia do CRM-PR teve ainda homenagem às vítimas da Covid-19, incluindo os 15 médicos falecidos pela doença no Paraná, e a entrega do Diploma de Mérito Ético, que este ano foi conferido à pediatra Mariângela Batista Galvão Simão, que há 40 anos se dedica à saúde pública e atualmente é a brasileira mais graduada em funções diretivas na Organização Mundial da Saúde no enfrentamento da pandemia. A medalha visa reverenciar médicos com destacada atuação social e humanitária. Ao todo, este ano, 125 médicos foram homenageados pelo Jubileu de Ouro.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios