12/07/2021

Dos nascidos em tempos líquidos, destaque na coluna Literatura e Medicina da revista Iátrico

Coluna da publicação cultural do CRM-PR é de autoria do Prof. Dr. Maurício de Carvalho, docente da Federal do Paraná e PUCPR. Obras de Bauman e Foucault são referências em sua análise no artigo

A seção “Literatura e Medicina” é mais um dos muitos atrativos da revista Iátrico e tem a coordenação do Prof. Dr. Maurício de Carvalho. A publicação cultural do CRM-PR n.º 39, recém-lançada, traz como título em destaque na coluna “Dos nascidos em tempos líquidos. Vivemos em tempos líquidos. Nada é para durar”. O colunista inspirou-se na obra “Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio”, publicada logo após a morte do filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, tendo como conteúdo as entrevistas que ele concedeu ao jornalista italiano Thomas Leoncini, refletindo sobre temas como educação, sociedade de consumidores, laços humanos, comunidade, segurança e liberdade.

CONFIRA O ARTIGO DA COLUNA LITERATURA E MEDICINA.

clique para ampliarclique para ampliarArte da chamada do artigo. (Foto: CRM-PR)

“Bauman explorou o conceito da modernidade líquida, no sentido da fluidez das nossas relações atuais em contraponto ao modo habitual de ver as coisas. Ao invés do futuro tradicional, bem elaborado, baseado na família e em profissões clássicas, opta-se por uma vida sem forma definida, veloz, móvel e inconstante”, indica o autor da seção, que explora outra obra ‑ “O nascimento da clínica”, de Michel Foucault ‑ para complementar seu raciocínio, aprofundando-se na questão evolutiva da melhor abordagem diagnóstica e a mudança de perfil dos pacientes a partir de sua experiência ao longo de mais de três décadas em hospital universitário. Para Foucault, o novo tipo de configuração que caracteriza a medicina moderna implica no surgimento de novas formas de conhecimento e de práticas institucionais. A saúde substitui a salvação.

Formado em 1984 pela UFPR, especialista em Clínica Médica e Nefrologia e mestre e doutor em Medicina Interna, Maurício de Carvalho é professor adjunto da mesma Universidade Federal do Paraná, onde foi chefe do Departamento de Clinica Médica de 2015 a 2019. Também é professor titular de Nefrologia do curso de Medicina da PUCPR.

CONFIRA A EDIÇÃO 39 DA REVISTA IÁTRICO.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios