12/09/2019

Dr. Hyzo homenageado pelo histórico ético na passagem dos 90 anos, 64 como médico

Fundador do Hospital Cemil e da Associação Médica de Umuarama, ele é um dos personagens da série especial "Medicina que é vida; vida que é medicina!"

Um dos nove médicos fundadores da Associação Médica de Umuarama, também o seu primeiro associado oficial, o Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos (CRM-PR 836) completou 90 anos de idade no dia 12 de agosto, aproximando-se ainda dos 64 anos de sua graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Ele, ao lado de três colegas longevos na idade e na dedicação à atividade de forma ética, mereceu votos de louvor e diploma de “Honra ao Mérito” pelo Conselho de Medicina do Paraná, como lavrado em ata da reunião da diretoria de 22 de julho último.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Hyzo, ao centro, ladeado pela esposa e o Dr. Hellú. (Foto: CRM-PR)

A reverência alcançou ainda os Drs. Theodoro Busso Beck (CRM-PR 1.428), com 61 anos de formado e que continua, aos 95 anos, em plena atividade em seu hospital em Araruna; Francisco Busto Moreno (670), 93 de idade e 66 de formado, residente em Cianorte; e Cleso Lopes Nogueira (1.362), 90 de idade, também com 66 de formado e que vinha atuando em Campo Mourão. Estes três têm em comum, ainda, o amor à Medicina que contagiou seus filhos e netos. Um pouco da trajetória deles e de outros médicos que romperam a barreira dos noventa será contada na série especial “Medicina que é vida; vida que é Medicina”.

Histórico ético

Natural de São Mateus do Sul, o Dr. Hyzo formou-se em 1955 e se registrou no CRM-PR no início de 1960, ano da criação oficial do município de Umuarama, do qual ele se constitui como um dos médicos pioneiros. Também foi um dos fundadores da Associação Médica de Umuarama, criada em maio de 1966, contando com a parceria dos colegas Drs. Ariovaldo Roque Costa, Carlos Jullian, Germano Norberto Rudner , Nelson Guimarães Vasconcelos, Paulo Kiotaka Oshiro, Renato Merçon Vieira, Severino de Carvalho Cantarelli e Tuguio Setogutte. O Dr. Renato foi o primeiro presidente, enquanto o Dr. Hyzo, ficou como secretário. Porém, como foi quem abriu a sequência de assinaturas no livro-ata, é reconhecido como o primeiro associado.

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Jorge Hellú e Guilherme Schmitt, recebendo a esposa e familiares do Dr. Hyzo, que empresta nome ao auditório do Cemil. (Foto: CRM-PR)

A trajetória profissional do Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos confunde-se com a própria história de desenvolvimento da Medicina na região, tendo atuado insistentemente pelo aprimoramento científico e a valorização profissional do médico. Já no segundo mandato da Associação ele assumiu a presidência, ficando na função até 1973. Nos anos seguintes, manteve-se ativo em outras funções na instituição. Também foi apoiador da constituição na cidade da Delegacia Regional do CRM-PR, o que ocorreu em agosto de 1988. Entre as muitas homenagens a que recebeu por sua conduta ético-profissional está o Diploma de Mérito conferido pelo Conselho na solenidade do Dia do Médico de outubro de 2006, pelo Jubileu de Ouro.

No mês seguinte, desta feita em cerimônia realizada em Umuarama, o Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos, recebeu homenagem dos médicos do hospital do qual foi fundador e também dos delegados da Dereg do Conselho em Umuarama. Pelas mãos do então diretor da Dereg, Dr. João Jorge Hellú, ele recebeu quadro e placa para exaltá-lo enquanto exemplo de ética e defesa dos princípios hipocráticos. Na ocasião, ainda, houve celebração especial para reverenciar membros da Associação Médica de Umuarama, encerrando a realização da 13ª Jornada Médica Multidisciplinar Descentralizada. Além do Dr. Hyzo, foram homenageados os pioneiros Drs. Ariovaldo Roque Costa, José Alcindo Gil, Eduardo Zukovski, Saburo Setogute, Everaldo Baptista Azevedo, Wilson Nelli, Fumiyo Sakabe e Germano Rubner.

O Dr. Hyzo também é um dos membros fundadores da Academia Paranaense de Medicina, tendo em 2017 sido elevado à categoria de emérito, ao lado do Prof. Ricardo Pasquini. Cidadão honorário de Umuarama, em maio de 1999 foi condecorado pela Câmara Municipal. Ele também é reverenciado emprestando o seu nome ao Hospital e Maternidade Modelo.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Hyzo com familiares na solenidade de 2006, quando recebeu o Diploma de Mérito Ético. (Foto: CRM-PR)

Visão empreendedora

Ao lado do colega Dr. Arlindo Salvador, o Dr. Hyzo foi o fundador de um dos mais importantes complexos hospitalares da região, o Hospital Cemil. A unidade foi inaugurada em abril de 1978 com o nome de Centro Médico Materno-Infantil e contava com corpo clínico de 11 médicos, incluindo os fundadores. A primeira sede funcionou no prédio do antigo Hospital de Olhos. A atual sede da Avenida Ângelo Moreira da Fonseca veio com a incorporação, em 1981, de um novo grupo de médicos recém-chegados à cidade. A inauguração ocorreria somente em 1986, consolidando projeto arquitetônico moderno.

Dentre os 12 médicos que deram amplitude ao hospital e status de referência para o Noroeste paranaense estavam os hoje diretores Dr. João Jorge Hellú e Dr. Guilherme Schmitt, que já compuseram o quadro de delegados da Dereg de Umuarama. Os dois prestaram homenagem ao fundador na passagem de seu aniversário de 90 anos, primeiro recepcionando a esposa Idalina Castro dos Santos e outros familiares do Dr. Hyzo no hospital, cujo auditório recebe o seu nome. Depois, fazendo uma visita a ele em sua residência, onde boa parte da família se reuniu para festejar o momento especial. Nessa ocasião o Dr. Hyzo recebeu o diploma de “Honra ao Mérito” outorgado pelo CRM, cuja entrega estava prevista para outra data e circunstância ‑ uma entrevista que precisou ser adiada devido a problemas de saúde do homenageado.

"Trata-se de um médico honrado e com caráter invejável. É um exemplo como profissional e ser humano. Devemos muito pelo que ele fez para a Medicina de Umuarama", declarou o Dr. João Jorge Hellú, que mantém estreita amizade com o Dr. Hyzo desde que chegou à cidade, ainda no início de sua carreira como médico anestesiologista.

clique para ampliarclique para ampliarD. Idalina e o Dr. Hyzo; ao fundo, a foto como acadêmico e alguns diplomas. (Foto: CRM-PR)

Série especial

O muito que temos a aprender com os "bem vividos"! Esta assertiva está presente na série jornalística que o CRM-PR criou (veja aqui) para contar um pouco da trajetória de médicos que passaram dos 90 anos e que são ricos exemplos àqueles que estão ou se iniciam na profissão médica. A série "Medicina que é vida; vida que é Medicina" foi apresentada em 23 de agosto último, coincidindo com o aniversário do Dr. Dr. Carlos José Taques Franco de Souza (CRM 77), que completava 101 anos e se constitui no médico com mais idade em vida constante nos registros do Conselho.

Levantamento realizado pelo CRM-PR no mês de julho mostrou haver perto de uma centena de médicos com mais de 90 anos no Paraná e que continuam com o status de "ativos". Apesar de possíveis inconsistências nos dados, constatou-se um grande número de "noventinhas" que continuam a emprestar a sua experiência profissional e até mantendo rotina de trabalho, que são fatores a contribuir para essa longevidade. Dos muitos exemplos aparecem o pediatra Dr. Ivan Beira Fontoura (CRM 415), "Medalha de Lucas" por seu trabalho médico-social e que aos 93 continua firme em seu projeto de atendimento a crianças carentes do litoral: o Dr. Theodoro Busso Beck (CRM 1428), que aos 95 e meio continua "tocando" o seu hospital em Araruna; e o Dr. José Schweidson (CRM 217), professor aposentado da cadeira de dermatologia da UFPR e que, perto dos 98, continua atendendo diariamente em seu consultório.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios