17/09/2007

Dr. Octávio Freitas Vaz, médico: Precursor da cirurgia pediátrica no Brasil

O Brasil perdeu um de seus melhores médicos, o Doutor Octavio Freitas Vaz, um dos precursores da cirurgia pediátrica no Brasil. Aos 93 anos, ele faleceu de embolia pulmonar, às 16h de quarta-feira, no Hospital Samaritano, em Botafogo.

O enterro aconteceu ontem, no cemitério São João Batista, em Botafogo, às 11h. Estiveram presentes os familiares, amigos, pacientes antigos e colegas de profissão.

- Ele formou várias gerações de cirurgiões do país - conta o Dr. Samuel Dekarmacher, que foi assistente do médico no Hospital dos Servidores do Estado.

O amor pela medicina era coisa de família. O pai, Fernando Ferreira Vaz, era médico cirurgião e o irmão, Orlando Vaz, médico ginecologista. Octavio se formou em 1938, quando dedicou-se à mesma especialidade do pai: cirurgião.

Depois de operar, com sucesso, um recém-nascido, fascinou-se pela cirurgia pediátrica, ainda pouco conhecida no mundo. Em 1951, viajou para Boston, nos EUA, onde estudou por 18 meses e logo depois voltou ao Rio, onde começou sua carreira.

Na vida pessoal formou uma grande e bela família junto com Ambrosina Lanna Vaz, assistente social, já falecida, com quem foi casado por 30 anos. Ele deixa quatro filhos. Fernando Vaz, Octavio Pires Vaz, que também seguiram a medicina, e Maria Cecília Vaz e Paulo Vaz, além de dez netos.

Fonte: Jornal do Brasil

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios