09/07/2019

Dra. Helen Butler Muralha e Dr. Nobuaqui Hasegawa recebem a Medalha de Lucas

Condecoração pelo destacado trabalho médico-social ocorrerá em meio aos festejos do Dia do Médico, em outubro; até hoje, outros 13 médicos tinham sido homenageados

A gineco-obstetra Dra. Helen Anne Butler Muralha e o oftalmologista Dr. Nobuaqui Hasegawa serão homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que lhes confere a “Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico” em reconhecimento ao destacado serviço médico-social. Eles foram escolhidos pela comissão julgadora entre 25 nomes de relevância na Medicina paranaense e com dedicação a causas sociais e humanitárias. Eles recebem a comenda por ocasião da solenidade do Dia do Médico, que este ano será realizada em 13 de outubro, e juntam-se, assim, a outros 13 pares condecorados desde 1996 com o título inspirado no Patrono dos Médicos, o evangelista Lucas.

clique para ampliarclique para ampliarMedalha de Lucas, inspirada no Patrono dos Médicos. (Foto: Arquivo)

A Dra. Helen (CRM-PR 224) tem 65 anos de formada e histórico ímpar em sua especialidade, tendo sido responsável por milhares de nascimentos e perseverante em iniciativas culturais e de voluntariado, alcançando sobretudo crianças. A médica, que sempre atuou em Curitiba, foi a primeira conselheira mulher do CRM-PR, na gestão 1978-1983. O Dr. Nobuaqui (CRM-PR 3883) atua na profissão há 46 anos. A partir de herança financeira da família, ele fundou em Londrina o hospital Hoftalon sob o ideal de ajuda às pessoas, independentemente de sua origem e estrato social.

Como destacado pelos conselheiros integrantes da comissão avaliadora, todos os médicos selecionados para concorrer à homenagem representam “o que de mais belo existe na conjugação entre a atividade médica, a ética e a solidariedade”. Como tem ocorrido nos últimos anos, as indicações são feitas pela própria classe e apresentam profissionais de diferentes regiões do Estado. O primeiro homenageado foi o Dr. Hélio Brandão, fundador do chamado Clube da Soda, unidade assistencial destinada a atender crianças vítimas da estenose, estreitamento do esôfago pela ingestão involuntária de soda cáustica. Antigamente de uso comum nas casas, a soda era vendida livremente, sem o menor controle ou preocupação com as consequências.

Nos anos seguintes outros 12 médicos foram reverenciados (ver relação abaixo), dentre eles o também padre José Raul Matte, que por meio século dedicou-se a atender os ribeirinhos da Amazônia, e a Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e que esteve à frente de inúmeros projetos humanitários até sua morte durante terremoto no Haiti. Os últimos homenageados, em 2017, foram o Prof. Luiz Carlos Sobania e o Dr. João Henrique Steffen Junior, um dos fundadores do Curso de Medicina da UEL, do Hospital Evangélico de Londrina e do Rotary Club Londrina Norte. O Dr. João Henrique faleceu em 2018.

Homenageados de 2019

Dr.ª Helen Anne Butler Muralha (CRM-PR 224).

Natural de Curitiba, onde nasceu em janeiro de 1931, ela se formou em 1954 pela Universidade Federal do Paraná. Constitui-se, hoje, em uma das gineco-obstetras com mais tempo de atividade no Paraná, responsável por milhares de nascimentos. A parede de seu consultório é forrada de retratos de crianças que ajudou a colocar no “mundo”. Em 2004, ela foi distinguida com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de formada com histórico exemplar.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Helen Butlen Muralha. (Foto: Arquivo)

Instituidora da Fundação Sidónio Muralha, que homenageia o poeta de origem portuguesa que era seu marido. A fundação surgiu em setembro de 1988, com o objetivo de promover o incentivo e amparo ao desenvolvimento e difusão de atividades culturais, especialmente as de caráter literário. Também fomenta o intercâmbio com entidades públicas e particulares, incentiva e apoia movimentos ecológicos, além de prestar outros serviços à comunidade, como criar e manter bibliotecas infantojuvenis visando desenvolver nas crianças o prazer pela leitura. Um projeto que beneficia dezenas de crianças. A médica também foi casada com calculista e desenhista Themistocles dos Santos Junior, colaborador do engenheiro civil Venevérito da Cunha (1916-2016), responsável por calcular dezenas de prédios históricos da Capital paranaense, entre eles o da Biblioteca Pública e da Rodoferroviária.

A Dra. Helen é reconhecida como pessoa de grande cultura e apego às causas sociais e humanitárias, com origem familiar. O pai dela era um migrante da Letônia, pastor batista e professor, com histórico de compromissos com a cultura, ética e voluntariado. Nos últimos anos, na passagem do Dia Internacional da Mulher, a Dra. Helen tem sido incentivadora de iniciativas de valorização feminina. Ainda cumpre rotina em seus dois endereços preferidos: o consultório que abriu ainda em 1958 no Edifício Asa, na Praça Osório, e na Fundação,a na Rua Desembargador Westphalen, ambos no centro de Curitiba e cujo trajeto gosta de cumprir a pé.

Confira um pouco mais da história da médica em reportagem do jornalista José Carlos Fernandes.

Dr. Nobuaqui Hasegawa (CRM-PR 3883).

Natural de Guainguê (SP), onde nasceu em 4 de setembro de 1946. Formou-se em Medicina pela primeira turma da Evangélica do Paraná, em 1973. Especialista em oftalmologia, radicou-se em Londrina, onde atuou em alguns serviços até montar uma pequena clínica, que deu origem ao Hoftalon Centro de Estudo e Pesquisa da Visão, em abril de 1992. Um dos principais serviços da especialidade foi possível graças às heranças financeiras que o Dr. Nobuaqui e sua esposa Ana Regina Sato receberam de seus pais, com investimento na construção e equipamentos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nobuaqui Hasegawa. (Foto: Arquivo)

“Fizemos o que de melhor se pode fazer com uma herança, pois assim nossos pais ajudaram a realizar um sonho dos filhos, ao mesmo tempo gerando benefícios públicos duradouros”, refere-se o médico, que tem como sócias as duas filhas médicas, a Dra. Daniela Sato Hasegawa Tanaka (CRM-PR 20.890) e Juliana Sato Hasegawa (26.031). O serviço começou com quatro médicos e nove outros funcionários. Hoje já são mais de uma centena de colaboradores e o corpo clínico é formado por 130 médicos, congregando assim, num mesmo local, o maior número de oftalmologistas no Brasil.

Como relata o Dr. Nobuaqui, o seu pai, Sankiti, veio do Japão com 23 anos e trabalhou muito na lavoura e com cultura do bicho-da-seda, ajudado pela esposa Fumiko, até ter suas terras. O Dr. Nobuaqui era o mais velho dos cinco filhos e contou com a ajuda dos pais para se formar e depois investir em seu projeto de Medicina de qualidade, com igualdade de tratamento e oportunidade para formação médica, que acabou se consolidando como referência. Em 2006 ele criou o programa Primeiros Olhares e depois o Nós Podemos e o Glaucoma, com milhares de atendimentos gratuitos, de consultas a exames e cirurgias. O médico também participa da Feira de Sertanópolis, em parceria com o Lions Club Local, atendendo idosos e se engajando em mutirões de triagem de cataratas e outras doenças oculares. Ainda ajudou a fundar o Instituto dos Cegos, hoje Instituto Roberto Miranda, onde foi diretor médico.

MEDALHA DE LUCAS: OS HOMENAGEADOS

(ordem decrescente)

2017

Dr. João Henrique Steffen Junior

Um dos fundadores do Curso de Medicina da UEL, do Hospital Evangélico de Londrina e do Rotary Club Londrina Norte.

Dr. Luiz Carlos Sobania
Professor e um dos idealizadores do projeto do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), pioneiro no Brasil.

2013

Dr. Antonio Lucio Duarte

Fundador de várias APAEs, entre elas a Escola Mundo Colorido, em Francisco Beltrão.

2011

Dr. Ehrenfried Othmar Wittig

Pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.

Dr. Frank Ogatta

Responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.

2010

Dr. João Manuel Cardoso Martins

Professor da PUC-PR durante 40 anos e propagador da ética e humanismo.

2007

Dr. Ivan Beira Fontoura

Com histórico de vida dedicado a causas sociais e humanitárias.

Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira

Fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.

Dr. José Maria de Araújo Perpétuo

Pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.

2003

Dr. Jupiter Velloz Silveira

Um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.

2002

Dr. Júlio Raphael Gomel

Fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.

2000

Dr.ª Zilda Arns Neumann
Fundadora da Pastoral da Criança.

1997

Dr. José Raul Matte, o Padre Raul
Com atuação há décadas em prol dos ribeirinhos da Amazônia.

1996

Dr. Hélio Brandão
Fundador do Clube da Soda.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios