23/10/2006

Educação continuada terá novo programa em 2007


O Conselho Regional de Medicina do Paraná firmou parceria inédita com o CFM para promover, a partir de 2007, novos cursos de educação médica continuada para os profissionais do Estado, em especial aos que atuam no SUS. O programa, que também vai utilizar os recursos técnicos de uso de videoconferência e internet banda-larga, prevê a realização de aulas semanais, durante 16 semanas, nas cidades que abrigam faculdades de Medicina - Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá. A iniciativa virá em reforço às ferramentas já empregadas na área de atualização e estará em consonância com as normas da Comissão Nacional de Acreditação para obtenção de título de especialista.

O curso será dividido em módulos, cujo conteúdo programático será direcionado para médicos relacionados ao atendimento de pacientes portadores das patologias prevalentes ou que enfrentam demanda reprimida nas Unidades de Saúde do Estado, especialmente nas denominadas especialidades básicas: Clínica Médica e Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade. As aulas in-loco serão ministradas por professores de universidades públicas e privadas do Estado e médicos especialistas.

As turmas serão formadas por até 100 alunos, especialmente por profissionais que atuam em setores de atendimento de urgência e emergência ou em atividades ambulatoriais das Unidades de Saúde. Os médicos que preencherem a carga horária do curso receberão certificado e poderão obter pontos para a revalidação do título de especialista.

O coordenador da área de Educação Médica do CRM-PR, Luiz Sallim Emed, acredita que os benefícios deste projeto são muitos, a começar pela troca de experiência entre professores e médicos. O programa também tende a evitar o isolamento e o distanciamento científico com maior fixação do médico na sua localidade, a padronização do atendimento com maior resolubilidade e a implantação de protocolos, em especial o Projeto Diretrizes da AMB-CFM.

Para implementação do projeto, o CRM espera cooperação das Secretarias Municipais de Saúde para consolidar a educação dos médicos da rede municipal. "A educação permanente vai possibilitar a racionalização de novas tecnologias e novos medicamentos", justifica Luiz Emed, também conselheiro do CFM, que para este projeto conta também com o apoio dos conselheiros Donizetti Dimer Giamberardino Filho e Miguel Ibraim Hanna Abboud Sobrinho. Ele cita ainda que, para os médicos, as vantagens são a possibilidade de reciclagem e adquirir pontos para a obtenção do título de especialista. "O médico melhor treinado, além de oferecer o melhor atendimento técnico, certamente será mais resolutivo promovendo racionalização de custos, de tempo e trabalho, além de maior satisfação dos pacientes", explica o mentor do projeto, que em breve vai divulgar o regulamento para a adesão e também o conteúdo programático e os meios de acesso.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios