07/05/2009

Eleição de conselheiros do CFM será em julho

A Comissão Eleitoral Estadual - formada pelos médicos que no ano passado conduziram o processo para eleição dos conselheiros efetivos e suplentes do Estado - realizou a primeira reunião na tarde de 6 de maio e teve a participação de integrantes dos vários setores da estrutura administrativa do CRMPR.

Pleito no Paraná deve ocorrer no dia 1.º ou 2 de julho, com votação pelo meio postal em todo o Estado, incluindo Curitiba, que terá a opção do voto presencial na Sede do CRMPR.




A eleição de conselheiros efetivos e suplentes do Conselho Federal de Medicina para a gestão 2009/2014 será realizada no início de julho, com abrangência para todos os Estados da Federação e Distrito Federal. A inscrição de chapas começa às 14 do dia 13 de maio e se estenderá até 18h de 1.º de junho. A RESOLUÇÃO CFM Nº 1.896/2009, publicada no DOU em abril, abriga o regulamento para o pleito, que será dirigido pela Comissão Eleitoral Nacional designada pelo plenário do Conselho Federal.

A Comissão Eleitoral Estadual já foi designada pelo Conselho do Paraná. É formada pelos médicos Ali Zraik (presidente), Luiz Celso Cordeiro Kern e Antonio Rocha Gonçalves, que no ano passado conduziram o processo para eleição dos conselheiros efetivos e suplentes do Estado. A primeira reunião foi realizada na tarde de 6 de maio na Sede do Conselho, em Curitiba, e teve a participação de integrantes dos vários setores da estrutura administrativa que serão envolvidos no processo eleitoral.


Reunião da Comissão Eleitoral

O encontro teve o propósito de analisar as instruções presentes na Resolução para apontar dúvidas e possíveis questionamentos ao CFM e, também, deliberar critérios visando a condução eficaz de todo o processo. As sugestões apresentadas pela Comissão serão submetidas à plenária do CRMPR. Dentre as propostas está a de realização da eleição pela modalidade mista, com voto pelo meio postal para todo o Estado, incluindo a Capital, com a possibilidade de voto presencial apenas na Sede de Curitiba, onde seriam instaladas as urnas.

A Comissão está definindo ainda a data do pleito, que deverá ocorrer no dia 1.º ou 2 de julho. A data final para a postagem dos votos também está sendo definida de tal forma que a correspondência esteja em Curitiba até o dia do pleito. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Ali Zraik, uma das consultas ao CFM será sobre a fixação da data para apuração. No Paraná, a sugestão é de que o escrutínio ocorra no dia 10 de julho, na própria Sede. Ainda conforme o presidente da Comissão, a ideia é agilizar o envio das correspondências, com prazo suficiente para que os médicos possam cumprir sua obrigação com calma, ao contrário do ano passado, quando a greve dos Correios acabou refletindo no processo eleitoral.

A inscrição de chapa no Paraná, a exemplo dos demais Estados, é de um candidato a conselheiro efetivo e outro suplente. O mandato para os eleitos começa em 1.º de outubro e se estenderá até 30 de setembro de 2014. Os cargos são honoríficos, a exemplo dos conselheiros estaduais. São elegíveis os médicos regularmente inscritos primaria ou secundariamente nos Conselhos de Medicina, que sejam brasileiros natos, naturalizados ou portugueses, e estejam quites com o CRM até a data da inscrição da chapa.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios