15/06/2022

Em visita ao CRM-PR, ex-secretária municipal Marcia Huçulak fala sobre os desafios na saúde pública

Em momento de reflexão de mudança de posição na vida pública, ex-gestora da Saúde de Curitiba agradece parceria no enfrentamento da pandemia e aborda os outros desafios que precisam ser enfrentados

O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu na tarde desta terça-feira, 14 de junho, em sua Sede, a visita da ex-secretária de saúde e atual assessora técnica da Prefeitura Municipal de Curitiba, Marcia Huçulak. O encontro serviu para agradecimento mútuo pela parceria entre as duas entidades na gestão do enfrentamento da pandemia da Covid-19. Marcia havia assumido o comando da SMS de Curitiba em 2017, quando sucedeu ao Dr. João Carlos Baracho, e deixou a função em abril último. A Pasta agora tem a titularidade de Beatriz Battistela Nadas, que respondia pela superintendência executiva.

clique para ampliarclique para ampliarEx-secretária Marcia Huçulak, em visita de cortesia à diretoria. (Foto: CRM-PR)

“O Conselho ajudou muito numa série de recomendações de saúde pública, na elaboração de protocolos de outras doenças, também tão necessários para o manejo ideal e treinamentos. Também foi muito parceiro quando chegou a hora de vacinar a população”, reforçou Marcia, que tem quase 36 anos de carreira no serviço público municipal e deixou a função de secretária para cumprir o prazo fixado pela Justiça Eleitoral para que agentes públicos deixem as funções para possíveis candidaturas.

Em sua fala de boas-vindas o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, agradeceu a visita e falou sobre como a pandemia teve o lado positivo de aproximar as instituições, com todos focados em um objetivo comum. Ele reforçou que, com o arrefecimento da doença, além de manter os cuidados necessários, outros temas de grande relevância para a saúde pública merecem atenção especial, como a violência contra profissionais da saúde. Citou que foram inúmeros os casos que ganharam a mídia nos últimos meses e que impactam diretamente a prestação dos serviços e o atendimento à população.

Roberto Yosida citou, ainda, a preocupação do Conselho com a abertura indiscriminada de novas escolas de Medicina, bem como com propostas que incentivam a realização de um Revalida estadual, processo que já é estabelecido nacionalmente, e com invasões de competências médicas (Ato Médico). Impostos, como ISS, e outros devidos pelos profissionais também foram abordados pelo presidente do CRM-PR.

clique para ampliarclique para ampliarMarcia Huçulak, os conselheiros Fabio Ouriques, Carlos Naufel, Roberto Yosida e Luiz Pujo, além do consultor jurídico Antonio Celso. (Foto: CRM-PR)

Marcia Huçulak, que já foi assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conass) e diretora administrativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), falou da disposição de trocar a possível aposentadoria por tempo de serviço para atender ao chamado de ir para uma nova frente tão relevante para o futuro do Estado e do País. E reiterou: “Além de manter a atenção com a Covid, é hora de discutir os desafios da saúde pública que todos precisamos encarar”.

Instada por segmentos políticos a “mudar de posição na vida pública”, postulando cargo eletivo no legislativo estadual, Marcia Huçulak confirmou que esta é uma possibilidade real para emprestar a sua experiência e disposição. No atual momento, diz, como servidora de carreira da Prefeitura continua colaborando com as ações da municipalidade. Enfermeira por formação, ela ingressou no serviço público em setembro de 1986.

Durante o contato com os conselheiros do CRM-PR, a ex-secretária lamentou os casos de violência sofridos pelos profissionais de saúde, lembrando que quem está na ponta acaba sendo culpado por questões que nada têm a ver com a efetiva prestação do serviço. Assim, colocou-se mais uma vez à disposição para apoiar o Conselho em quaisquer iniciativas que se mostrem necessárias.

Finalizando a reunião, o secretário-geral do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol, agradeceu a visita e lembrou da importância de se manter o diálogo entre as instituições pelo bem comum da população e funcionamento dos serviços. Em sua mensagem final, a ex-secretária municipal expressou que a reunião foi “das mais produtivas” e que “deixo meu abraço e agradecimento a todos os grandes médicos que participaram do encontro”.

Também participaram da reunião o conselheiro-gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Dr. Carlos Roberto Naufel Junior; o tesoureiro, Dr. Fábio Luiz Ouriques; o assessor jurídico Antonio Celso Cavalcanti de Albuquerque e a coordenadora de comunicação, Bruna Bertoli Diegoli.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios