01/10/2019

Empossados os novos conselheiros do CFM para o mandato dos próximos cinco anos

Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, do MS, foi eleito presidente e o representante efetivo pelo Paraná, Dr. Donizetti Giamberardino Filho, vai ocupar a 1ª vice-presidência nos primeiros 30 meses; posse ocorre ainda nesta 3ª feira

Os novos conselheiros da gestão 2019-2024 tomaram posse na manhã desta terça-feira (1º de outubro) em uma cerimônia administrativa na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). Após a leitura do juramento, os conselheiros efetivos e suplentes assinaram a ata de posse e, em seguida, foi realizada a primeira plenária da nova gestão, sendo eleita a diretoria para os próximos 30 meses (metade do mandato).

clique para ampliarclique para ampliarJuramento dos novos conselheiros. (Foto: CFM)

Mauro Luiz de Britto Ribeiro, do Mato Grosso do Sul e que vinha respondendo pela 1.ª vice-presidência, sucedeu na função maior ao Dr. Carlos Vidal Tavares Corrêa Lima, que respondeu pelos últimos 60 meses. A 1.ª vice-presidência terá agora o Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, conselheiro federal eleito pelo Paraná. O 2º e 3º vices serão, respectivamente, Alexandre de Menezes Rodrigues (MG) e Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (AL).

A secretária-geral do CFM agora é a Dra. Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro (AC), tendo como 1º e 2º secretários os Drs. Hideraldo Luís Souza Cabeça (PA) e Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina (RS). O Dr. José Hiran da Silva Gallo (RO) foi reconduzido na função de tesoureiro, tendo como 2º tesoureiro o Dr. Salomão Rodrigues Filho (GO).

A solenidade oficial de posse da nova diretoria será realizada ainda na noite desta terce-feira (1º), na Associação Médica de Brasília (AMB), sendo prestigiada pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida. Dos 58 conselheiros efetivos e suplentes – 56 deles eleitos e mais dois indicados pela Associação Médica Brasileira ‑, 39 deles vão cumprir mandato pela primeira vez. Entre eles está o Dr. Alcindo Cerci Neto, conselheiro suplente eleito pelo Paraná na chapa com o Dr. Donizetti.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Donizetti, representante do Paraná, é o 1º vice-presidente. (Foto: CFM)

Posse dos conselheiros

O evento de posse dos consleheiros para a gestão 2019-2024) foi presidido pelo conselheiro federal por Goiás, Salomão Rodrigues Filho, que está em seu segundo mandato no CFM e é o mais idoso entre os recém-eleitos, e secretariado pelo conselheiro federal por Tocantins, Estevam Rivello Alves, o mais jovem entre os que tomaram posse nesta terça-feira.

Na abertura, Salomão Rodrigues argumentou que há três décadas as ações dos poderes constituídos levaram o Brasil a ter um “um ensino médico de péssima qualidade, um sistema de assistência à saúde caótico, um aviltamento da remuneração do trabalho médico”, além do estímulo de invasão dos atos privativos do médico por outros profissionais”. Os médicos atravessam hoje uma longa e espessa noite e para superá-la, Salomão Rodrigues defendeu a comunhão de esforços. “Precisamos nos unir para concluir a travessia dessa noite escura e chegarmos na manhã ensolarada”, argumentou. Rodrigues também afirmou que todos os conselheiros eleitos e que tomavam posse naquele momento “eram homens e mulheres imprescindíveis na defesa da classe médica e da população”.

O secretário da cerimônia, Estevam Alves, reafirmou as palavras do decano, “que bem representam a realidade da medicina brasileira”. Em seguida, Alves leu o juramento, no que foi seguido pelos demais empossados. Como membro do CFM, os novos conselheiros juraram cumprir fielmente os deveres que lhes cabiam, “tudo fazendo pela dignidade da profissão médica e em benefício da comunidade, respeitando o caminho da ética e da lei”.

Após a leitura do juramento, os conselheiros efetivos e suplentes assinaram a ata de posse. Em seguida, foi realizada a primeira plenária da atual gestão, em que foi eleita a diretoria para os próximos 30 meses.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Mauro fala após ser eleito presidente. (Foto: CFM)

O novo presidente

O representante dos médicos do Mato Grosso do Sul, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, logo após ser eleito para o cargo de presidente do Conselho Federal de Medicina, relembrou sua trajetória de dez anos na autarquia e afirmou ter otimismo diante dos desafios a categoria enfrenta. Defendeu o ético exercício da Medicina e reiterou a importância da unidade no sistema conselhal. O novo presidente declarou ainda que a entidade continuará a se empenhar na defesa do ato médico, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da qualidade do ensino médico no país. “Investiremos mais em fiscalização, em comunicação e em abertura de espaços políticos no Congresso Nacional, sempre em prol de pautas da categoria médica”, afirmou.

O novo presidente também destacou o prestígio da Autarquia no País, tendo papel fundamental em debates sobre inúmeros temas relacionados à saúde e à medicina, como os critérios para definição de morte encefálica, das regras de reprodução assistida e das diretivas antecipadas de vontade.

Confira aqui a cobertura fotográfica da posse dos conselheiros.

Confira aqui os currículos dos conselheiros efetivos.

Confira aqui os currículos do conselheiros suplentes.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios