14/09/2010

Encerramento do CBPM é marcado por novos rumos da área pericial

A cidade de Aracaju, com sua disposição futurística, foi considerada o local mais apropriado para a realização do XVIII Congresso Brasileiro de Perícias Médicas na visão do médico Cláudio José Trezub, que presidiu a entidade por seis anos e transferiu o cargo ao médico paulista Jarbas Simas. Para Trezub, que na conferência de encerramento do CBPM ministrou palestra sobre o momento atual da perícia médica, Aracaju representa por si só a temática do evento: Novas Perspectivas. "É um momento de muito otimismo. Nossa condição é favorável e vislumbramos uma evolução importante do ponto de vista político, institucional, social e científico", afirma.

O último dia do evento foi marcado por mesas redondas, conferências e debates sobre mercado de trabalho, honorários e a relação com o médico assistente; critérios para enquadramento de aposentadorias por incapacidade e invalidez; gestão de serviços de perícias médicas e seus estatutos no âmbito público e privado; e perícia em portadores de necessidades especiais. Para os organizadores do evento, a 18.ª edição do Congresso Brasileiro foi considerada um marco histórico para os profissionais da área.

O evento, que ocorreu de 8 a 11 de setembro de 2010, reuniu mais de 500 médicos peritos de todo país na Capital do Sergipe e proporcionou grandes transformações na área pericial. A primeira delas surgiu durante a palestra do médico de Portugal, Duarte Nuno Vieira, especialmente convidado para ministrar palestra sobre Realidade da Perícia Médica na Europa na abertura do evento. A presidente da Comissão Científica do CBPM, Rosa Amélia Dantas, acredita que a presença do professor catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra foi primordial. "Serviu para despertar o interesse pelo Congresso Internacional que ocorrerá no próximo ano, em Funchal, a ponto de alterarmos a data de nosso evento nacional para que os peritos brasileiros possam prestigiar ambos", afirma.

Outra grande transformação ocorreu com a reunião entre os dirigentes da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas (SBPM) e da Associação Brasileira de Medicina Legal (ABML), que definiram href="http://www.periciasmedicas.org.br/news_det.php?cod=157" target="_blank">novas ações para consolidar a unificação entre as entidades. Foi definido o grupo de trabalho que vai elaborar documentos para criar a nova entidade e especialidade médica e assinaram termo de reciprocidade para que os associados de ambas tenham todos os benefícios de seus estatutos, exceto o direito de votar e ser votado. Com esta ação, os sócios da SBPM terão os mesmos descontos na inscrição do Congresso que os associados da ABML. "Estamos procurando integrar as ações, promovendo eventos em conjunto, discutindo aspectos da união e aproximando os sócios", explica Railton Bezerra, presidente da ABML. Ao término da reunião, os presidentes elaboram um documento com informações sobre as ações realizadas e enviaram para conhecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM).

Durante o evento, foi realizada assembleia dos sócios em que foi href="http://www.periciasmedicas.org.br/news_det.php?cod=159" target="_blank">homologada a nova Diretoria Executiva que irá conduzir a entidade pelo triênio 2011-2013. A chapa de consenso, encabeçada pelo médico do trabalho e perito Jarbas Simas, atual presidente da Sociedade Paulista de Perícias Médicas, tomou posse imediatamente após a Assembleia. Na oportunidade, a cidade de href="http://www.periciasmedicas.org.br/news_det.php?cod=161" target="_blank">Gramado (RS) foi escolhida para sediar o XIX Congresso Brasileiro de Perícia Médica, em 2011.

De acordo com a presidente do Congresso, que também é presidente da Regional Sergipe, Hortência Maria Santos de Melo, o Congresso foi palco de manifestações culturais e científicas que trouxeram aos participantes mais do que aperfeiçoamento e aprimoramento da formação médica. "Tivemos a oportunidade de conhecer novas culturas e também de consolidar o conhecimento e produção científica, especialmente através do lançamento de livros na área pericial e da apresentação de trabalhos de qualidade indiscutível", afirma. Duas obras foram lançadas, "Perícia Médica: estabelecendo nexo, avaliando danos, constatando incapacidade" e "Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático: metodologia européia aplicada ai contexto brasileiro", e mais de 45 trabalhos com temas livres foram apresentados na forma oral e de pôsteres.

O Grupo Nova Vida, do SESC-SE, formado por pessoas da terceira idade, apresentou dança folclórica "Samba de Coco" e coral com músicas típicas durante o evento. A Sr.ª Deodora, mãe da presidente do Congresso, participa do grupo e prestigiou o evento. Além disso, durante o CBPM, foram promovidas atividades sociais com intuito de garantir integração dos congressistas e familiares, com possibilidade de passeios turísticos e culturais opcionais.

Para Hortência, a preocupação dos palestrantes em disponibilizar o conteúdo de suas apresentações aos congressistas e a participação ativa dos sócios da SBPM, tanto na elaboração da programação científica quanto durante as atividades, demonstra a qualidade do congresso. "Auditórios cheios tanto em tardes ensolaradas quanto nas primeiras aulas da manhã representam, para mim, o interesse dos peritos do país em participar ativamente dos debates e discussões propostas e acenam para a preocupação cada vez mais crescente em analisarmos nosso papel de reguladores de gastos tanto para o Governo quanto ao periciando", finaliza.




Fonte: SBPM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios