11/12/2006

Encontro em Santo Antonio encerra atividades nas Regionais

Interiorização



Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, foi sede do último evento ético e de educação continuada do ano de 2006 no programa itinerante e de interiorização do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Os trabalhos ocorreram nos dias 15 e 16 de dezembro, no auditório do SESI, na Vila São José, e contaram com a participação de mais de 60 pessoas, incluindo médicos e delegados da Regional, dentre eles o Diretor Júlio de Jesus Gonçalves Arruda. A iniciativa teve a participação da Delegacia local do CRM e da AMP, da própria Associação Médica do Paraná e ainda da Brasileira, com apoio da Unimed do Norte Pioneiro.


Ao todo, foram 10 palestras, duas delas conduzidas pelo presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, que abordou os temas "Cuidados Pré-Operatórios" e "Qualidade em Medicina". A abertura do encontro ocorreu no início da noite de 15, com o presidente do Conselho de Medicina, Hélcio Bertolozzi Soares, fazendo a saudação aos presentes e proferindo palestra sobre "Consentimento informado", além de analisar outras questões envolvendo a ética médica. Nos trabalhos do dia seguinte, o presidente do Conselho teve nova fala, que versou sobre "Prevenção e Processo Ético-Judicial".


Também foram palestrantes o presidente da AMP, José Fernando de Macedo, que abordou o tema "TVP - prevenção e tratamento"; o Prof. Hélvio Bertolozzi Soares, da UFPR e Sociedade Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia, que falou sobre "Cesárea e parto normal" e "Hipertesão e gravidez"; e o Prof. César Alfredo Pusch Kubiak, da UnicenP e Sociedade de Clínica Médica, responsável pelos temas "Cuidados paliativos" e "Antibióticos na prática diária". Outro assunto apresentado foi "Dermatologia para o clínico", pela Dra. Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, conselheira do CRM e da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Seção do Paraná.



Programação extensa

Ao longo de 2006, o Conselho de Medicina cumpriu uma extensa agenda de atividades éticas e de educação continuada nas diversas regiões do Paraná, parte delas (14 etapas) em jornadas médicas em parceria com a AMP. No segundo semestre, antes de Santo Antonio da Platina, o CRM realizou eventos nas Regionais de Guarapuava, Pato Branco, Campo Mourão, Ponta Grossa, Paranavaí, Umuarama e Cascavel, tendo procurado incrementar a campanha de conscientização dos profissionais na prescrição de substâncias controladas, hoje objeto de rigorosa fiscalização.


CRM e AMP fecha ano com 14 jornadas médicas

Desde que o Conselho Regional de Medicina e a Associação Médica do Paraná firmaram parceria para promover as Jornadas Médicas, mais de 400 médicos do interior do Estado tiveram a oportunidade de assistir palestras ministradas por profissionais especializados. Os médicos participantes receberam pontuação no programa de atualização profissional para a certificação, pois as jornadas foram credenciadas pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA).


Nas 14 jornadas realizadas em 2006, foram discutidos casos clínicos, debatidos dilemas do cotidiano médico e questões ético-profissionais, inclusive de prevenção de processos. Também foram apresentados temas necessários à atualização do profissional, em especial os associados à urgência e emergência, além de orientações sobre prescrição de anorexígenos, atestados médicos e de óbito, dentre outras. Somente no segundo semestre foram realizadas oito jornadas, incluindo Toledo, Paranaguá, Castro, Ivaiporã, Assis Chateaubriand e Cianorte, esta no dia 8 de novembro (FOTO).
Clique aqui e leia mais sobre a jornada de Cianorte.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios