09/11/2011

Encontro traça estratégias de comunicação das entidades médicas

CFM, Fenam, AMB e regionais debatem aperfeiçoamento de ferramentas para interação com médicos e a sociedade.

Realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis (SC), o III Encontro de Comunicação das Entidades Médicas fortaleceu os propósitos de integração, troca de experiências e fixação de estratégias comuns para aperfeiçoar o modelo informativo para melhor interagir com os médicos e a sociedade, em especial nas mobilizações em prol das causas médicas. O tema em destaque foi "O poder da comunicação". Todos os estados e o Distrito Federal estiveram representados por dirigentes e assessores de comunicação das instituições médicas, permitindo o debate sobre as diferentes realidades, dificuldades e ações que vêm sendo empreendidas.

O encontro teve a participação de palestrantes de renome e foi prestigiado pelos presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz dAvila, da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Carvalhaes, e da Associação Médica Brasileira, Florentino de Araújo Cardoso Filho, que definiram a realização conjunta na sede do CFM em Brasília, em abril, do Seminário Nacional Médico Mídia de 2012. Será a sétima edição do evento, inaugurado pela Fenam, e que agora vai envolver todas as instituições objetivando reunir médicos, jornalistas, estudantes de Comunicação e de Medicina, bem como gestores das duas áreas, estimulando o debate sobre comunicação e saúde.

As iniciativas de comunicação conjuntas empreendidas nas mobilizações de 7 de abril, 21 de setembro e 25 de outubro, que se voltam à valorização do trabalho médico e de melhoria de atenção à saúde da população, mereceram especial atenção no III Encontro, prevalecendo o entendimento de que a otimização de esforços conduziu à eficácia das campanhas. Filtro no site de buscas Google mostrou mais de 5 mil inserções somente sobre a paralisação de 7 de abril. Foi debatido ainda o emprego de novas ferramentas de comunicação, como o advento das redes sociais e sua massificação. A Fenam vem incrementando o uso dessa mídia, enquanto CFM e AMB, por suas particularidades, ainda desenvolvem estudos sobre o momento adequado para viabilizá-la.

A abertura do III Encontro, no auditório do Hotel Porto da Ilha, coube a Waldir Cardoso, diretor de comunicação da Fenam, Desiré Carlos Callegari, diretor de comunicação do CFM, e Jurandir Coan Turazzi, diretor de defesa profissional da AMB. Eles realçaram a importância da comunicação para aproximar as instituições e agregar recursos políticos, administrativos e financeiros, e também para mostrar à sociedade que é ela a principal beneficiária dos movimentos médicos. Consensaram ainda que esta união é de fundamental importância na formatação de uma linguagem de confiança e engajamento dos médicos.

A jornalista Maíra Costa, ex-assessora do Ministério da Saúde e diretora da FSB Comunicação, abordou o tema "O desafio de fazer assessoria de comunicação". Mesa redonda sobre "Manter a identidade, mas agir de forma integrada - a estratégia de comunicação das entidades médicas nacionais" teve as participações do diretor de comunicação do CFM e de Taciana Giesel, da assessoria de imprensa da Fenam. Waldir Cardoso, da Federação, foi palestrante na mesa-redonda sobre "A parceria entre técnica e política - a integração entre a assessoria de comunicação e a diretoria das entidades", enquanto o jornalista especializado em saúde, Ricardo Westin, falou sobre "Jornalismo, saúde, ética e poder".

Carlos Wilson de Andrade Filho, assessor de comunicação da Oxfam International/Brasil, apresentou o painel "Comunicação alternativa: ainda há espaço para o panfleto?", enquanto a publicitária e professora Ângela Chaves, diretora da Link Propaganda, abordou "Comunicação e planejamento". Mesa-redonda sobre "O uso das novas mídias e o exemplo do movimento de paralisação de abril" teve como palestrantes Goetlhe Rasmos, assessor de TI do Conselho Federal, e Eduardo Santana, vice-presidente da Fenam e que também fez abordagem sobre "O médico como produtor de conteúdo". "O desafio do movimento médico; como levar sua opinião à sociedade" foi a temática da mesa-redonda de encerramento, sob coordenação do diretor de comunicação da Fenam, Waldir Cardoso, e com participação de Paulo Henrique de Souza, assessor de comunicação do CFM.

Organização

A organização do III Encontro de Comunicação coube à Fenam, CFM, Sindicato dos Médicos de Santa Catarina e Conselho de Medicina de SC, com apoio da AMB e dos demais sindicatos e conselhos regionais. Os presidentes das três entidades nacionais formaram a mesa diretora da abertura do evento, juntamente com os presidentes do Cremesc, do Simesc e Associação Catarinense de Medicina (instituições que, aliás, formam um colegiado estadual). O presidente do CFM destacou que a unidade das entidades médicas, consolidada atualmente, é uma conquista importante para enfrentar os desafios comuns. O Conselho de Medicina do Paraná esteve representado por seu presidente, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, e pelo assessor de imprensa Hernani Vieira, que também são integrantes da comissão de comunicação do CFM.