10/12/2021

Ensinagem: a importância no ensino e na prática médica, tema em destaque da revista Iátrico

Edição 40 circula em versão digital e aborda, sob diferentes olhares, o expandir do conhecimento e nuances do processo de aprendizagem na Medicina que envolve alunos, professores e também os pacientes

O Conselho de Medicina do Paraná está lançando a versão digital da edição 40 da revista cultural Iátrico, que tem como tema em destaque “Ensinagem”. Você sabe o significado desta palavra? Em resumo, é o processo do aprendizado; uma troca. E na Medicina, como em qualquer outra área, ele não ocorre somente na relação entre aluno e professor, mas em um contexto que envolve todos aqueles que se beneficiam ou se beneficiarão dos novos horizontes do conhecimento. Estando a ensinagem embutida na prática e no ensino médico, fortalece assim os propósitos da parceria que deve envolver o profissional e o paciente. A temática será complementada na edição 41, lembrando que as publicações precedentes (37, 38 e 39) formaram a trilogia Morrer-Viver-Nascer.

“Muitas vezes ensino, mas sempre aprendo. Que este seja o nosso lema para o mundo de transformações e esperanças que busca ressurgir de recentes dificuldades”. Este é o fecho provocativo do artigo de apresentação da edição, que tem a autoria de Valderílio Feijó Azevedo, professor do curso de Medicina da UFPR e membro do conselho editorial da revista. A ele se somam vários outros eminentes professores ou renomados expoentes da atividade médica para, em seus escritos, promover reflexões sobre formação e prática apegadas aos valores hipocráticos da profissão. Vale conferir, na página 4, quem são os integrantes do corpo editorial e os colaboradores que proporcionam tamanha riqueza ao conteúdo desta edição, que é "dedicada ao conhecimento compartilhado, fonte de luz e serenidade à boa caminhada" e se apresenta como presente natalino do CRM-PR.

ENSINAGEM. CONFIRA E EDIÇÃO 40 DA REVISTA IÁTRICO.

clique para ampliarclique para ampliarEdição 40 da revista Iátrico. (Foto: CRM-PR)

Se o acervo de artigos sobre o tema principal é farto em estimular aprendizado entre alunos, médicos e professores – e aos leitores de modo geral ‑, os atrativos ganham ainda mais intensidade com nossas colunas de música, literatura, cinema, gastronomia, viagem/turismo e outras manifestações artísticas, como as obras do ilustrador médico brasileiro Rodrigo Tonan e os painéis do muralista espanhol Pejac, estes incitando a esperança em tempos de pandemia. Algumas obras de pintores clássicos reforçam a ilustração da Iátrico n°40.

Guia de Bordo é a seção a cargo do Prof. Paulo Roberto Marquetti, que traz a coletânea de músicas associadas ao tema da edição. A eclética trilha sonora reúne 20 músicas instigantes e que pode ser conferida no Spotify. Estudioso, colecionador e, assim, profundo conhecedor de música em suas mais diferentes concepções e ritmos, o Prof. Marquetti ainda nos brinda com o vibrante artigo intitulado “George Harrison, a aprendizagem do Beatle Quieto”. Uma incursão na vida do integrante da banda de Liverpool para mostrar não só o legado na arte musical, mas a sua busca pelo conhecimento e a paz interior que se oferecem agora como ensinamentos.

Na coluna de Literatura e Medicina, o Prof. Maurício de Carvalho explora um pouco da trajetória do norte-americano Richard P. Feynman, ganhador do Nobel de Física de 1965. Um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica e que ficou conhecido por seus trabalhos no ramo da formulação integral da mecânica quântica, ele tem entre suas obras Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman!, livro que traz capítulo de sua experiência de quase um ano lecionando na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nosso articulista usa ensinamentos do físico para questionar o como se busca o aprendizado nos dias atuais, superficial o bastante para exclamar: conhecer o nome de algo e realmente conhecer algo são coisas diferentes.

No escurinho do cinema, seção de filmes para ver e rever, o médico, professor e cinéfilo Isaias Dichi nos apresenta uma seleção de nove filmes que passaram pelo seu crivo, três deles de 2021 (Judas e o Messias Negro, Quo Vadis, Aida e A mulher na janela). As demais atrações são Eu me importo (2020), O informante (2019), Badla (2019) e os filmes cults Se a Rua Beale Falasse (2018), O contador (2016) e Homem-absorvente Pad Man (2018). Do conjunto, como é tradição, nos são oferecidas as análises de “por que ver”, “diretores e atores” e “não perca de vista”.

clique para ampliarclique para ampliarVietnã, na seção Cadernos de Viagem. (Foto: Dra. Vera Silva)

Nos Cadernos de Viagem, a Dra. Vera Lúcia de Oliveira e Silva apresenta-nos o Vietnã, relíquia turística no sudeste asiático, resultado de viagem que fez àquele país, que tem a extensão territorial do tamanho do Maranhão e que apresenta paisagens “de beleza indescritível e herança cultural digna de respeito”. Passado meio século de uma guerra devastadora, o Vietnã vai ganhando espaço no cenário turístico internacional. Um roteiro descrito em seis páginas da revista, com muitas fotos para melhor entender os atrativos daquele país.

Na seção Receita de Doutor, o médico José Clemente Linhares compartilha um prato diferente, de frango em cubos ao leite de coco e curry, que saboreou – acreditem – num ambiente hospitalar. Sim, uma parada obrigatória em hospital de Curitiba, na condição de paciente, o fez ter contato com a verdadeira revolução em curso para atender às exigências nutricionais para romper o estigma da “comida de hospital”. Como nos conta o Dr. Linhares, “sofri, mas fui feliz”.

CONFIRA AQUI AS EDIÇÕES ANTERIORES DA REVISTA.

clique para ampliarclique para ampliarMendel, o pai da genética. (Foto: Arquivo)

Mendel, o pai da genética, é o artigo da seção de Memória de autoria do Dr. Wilmar Mendonça Guimarães. Um pouco da história e os ensinamentos desse cientista e monge agostiniano, que em 2022 terá a comemoração do bicentenário de nascimento. De fato, um homem muito à frente de seu tempo, como observa o Dr. Wilmar, ressaltando que Mendel estudou a herança das características diferentes em ervilhas. Em 1865, publicou o livro Experimento de Hibridização, com tiragem de apenas 45 exemplares, que muitos anos depois traria compreensão de conceitos e mutações. O Museu Mendel é roteiro turístico em Brno, República Tcheca.

Na edição, temos como personagem o artista médico Rodrigo Tonan, de São Paulo, autor de muitas centenas de obras que ilustram livros, revistas e publicações científicas, trabalhos de mestrado e doutorado, aulas de anatomia e outras artes promocionais de atividades médicas. Material jornalístico dos editores apresenta o que é o trabalho de ilustrador médico e um pouco da trajetória de duas décadas de Tonan, que, com suas obras, ilustra várias páginas da edição, incluindo a capa, adaptação que está associada a um detalhe do afresco de Michelângelo, A criação de Adão (ou O dedo de Deus).

clique para ampliarclique para ampliarIlustração de Tonan, artista presente na edição. (Foto: REprodução)

Outro artista apresentado na revista Iátrico 40 é Pejac, que se notabiliza principalmente pela estética do chamado “engana o olho”. Ele elaborou três painéis no hospital de sua cidade natal, Santander (Cantabria, Espanha), denominando-os de distanciamento social, afago e superação. Uma forma de homenagear os profissionais de saúde e lançar um olhar de esperança pós-pandemia.

Na edição em lançamento, a revista inaugura a coluna Mãos Dadas, de responsabilidade dos reumatologistas Laura Moeller e Varlei Antonio Serratto e que propõe, com a ajuda de colegas de outras especialidades, vislumbrar e valorizar a prática clínica através da semiologia nas mãos. Na seção Decálogo, os Drs. Carlos Sperandio Junior e Cecília Vasconcelos descrevem memes da anamnese geriátrica e do exame físico hematológico, enquanto em Palavra do Presidente, Roberto Issamu Yosida assina o editorial “O que aprendi como presidente do CRM-PR”, alinhando-se à temática da edição.

Do caderno verde, aforismos, antologia musical, poesia e palavras de mestre são outras seções imperdíveis da revista, que provocam o pensar e o conhecer. Em palavras de mestre oferecemos o artigo intitulado A ARTE DO SEMEADOR, que traz compêndio de ensinamentos do Prof. João Manuel Cardoso Martins, forma de homenageá-lo na passagem do 7°aniversário de sua morte. Neste 2021, completaria 50 anos de formação pela PUCPR. Editor e fundador da revista Iátrico, o Prof. João Manuel colaborou com o CRM-PR em outras obras de relevância para o despertar da cultura e o conhecimento e prática médica.

A plataforma da revista digital, com todas as edições, estará disponível no início de 2022. A Iátrico não mais terá versão impressa, atendendo assim aos apelos de praticidade, economicidade e atenção ao meio ambiente. Sugestões, críticas e comentários que possam melhorar o conteúdo da revista serão bem-vindos. Podem ser enviados para: iatrico@crmpr.org.br

CONFIRA OS ARTIGOS DA EDIÇÃO:

O que aprendi como presidente do CRM-PR (Dr. Roberto Issamu Yosida)

Ensinagem: a importância na prática e no ensino médico (editorial Dr. Valderílio Feijó Azevedo)

Hora de educar (Dr. José Knopfholz)

Médico Mandarolian x Médico Jedi (Dr. Carlos Augusto Sperandio Junior)

Sapere Aude (Dra. Jaqueline Doring Rodrigues)

O exercício da Medicina na sociedade de desempenho (Dr. José Eduardo de Siqueira)

Tempo de travessia (Dr. José Knopfholz)

Lapidando o dom de ensinar (Dr. Jan Pawel Andrade Pachnick)

Algumas considerações sobre a interação professor-aluno na educação médica (Dra. Wael de Oliveira)

Ensinagem de pais e filhos (Dr. Luiz Ernesto Pujol)

Guia de Bordo - música (Dr. Paulo Roberto Cruz Marquetti)

Antologia musical - letras mínimas (dos editores)

George Harrison - A ensinagem do Beatle Quieto (Dr. Paulo Roberto Cruz Marquetti)

Carta de um geriatra a seus filhos (Dr. Carlos Augusto Sperandio Junior)

A Medicina e o ensino: desafios e conflitos (Dr. Pedro Bruno Costa Murara)

E você, doutor, aprende ou ensina (Dra. Maria Ofélia Camorim Fatuch)

Sobre tornar-se professora (Dra. Úrsula Bueno do Prado Guirro)

Literatura e Medicina: There's Plenty of Room at the Bottom (Dr. Maurício de Carvalho)

Da sabedoria chinesa à perfectibilidade de Rousseau (Fernanda Nicz)

Mãos dadas (Dra. Laura Moeller e Dr. Varlei Antonio Serratto)

No escurinho do cinema - Seleção de filmes para ver e rever (Dr. Isaias Dichi)

Traduzindo a beleza da Ciência em Artes Médicas (dos editores)

Rodrigo Tonan - Como é ser um artista médico? (dos editores)

Força, o olhar artístico de Pejac sobre a pandemia (dos editores)

Fatos e fatos - curiosidade (Dra. Vera Lúcia de Oliveira e Silva)

A luz do ensino (Pedro Juan Furtado Neves)

Mendel, o pai da genética - memória (Dr. Wilmar Mendonça Guimarães)

O sono depois do plantão (Dr. José Knopfholz)

Um naufrágio - crônica (Dr. Cezar Zillig)

Aprendendo e reaprendendo (Dr. Clodomiro José Bannwart Júnior)

A arte de não machucar (Dra. Victória Ampessan Damas)

A arte do semeador - Palavras de Mestre (Dr. João Manuel Cardoso Martins, in memoriam)

Decálogo - Ensina-me a viver com a morte? (Dra. Úrsula Bueno do Prado Guirro)

Decálogo - Da anamnese geriátrica... E do exame físico hematológico (Dr. Carlos Sperandio Junior e Dra. Cecília Vasconcelos)

Vietnã, relíquia turística no sudeste asiático - Cadernos de Viagem (Dra. Vera Lúcia de Oliveira e Silva)

Receita de Doutor - Sofri, mas fui feliz (Dr. José Clemente Linhares)

Na porta da escola... Mensagem de contracapa (dos editores, com obra de Nikolay Bogdanov-Belsky)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios