22/08/2006

Entidades Médicas paranaenses discutem Portaria 971


O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Hélcio Bertolozzi Soares, esteve reunido na última segunda-feira (21) com membros do Conselho Consultivo da Associação Médica Homeopática do Paraná (AMHPR) e o presidente da Associação Médica do Paraná. O objetivo da reunião foi integrar o debate nacional sobre a Portaria n.º 971/06 do Ministério da Saúde e, conforme solicitação da AMHB, consolidar uma estratégia final.

A Portaria 971 tem origem na proposta elaborada pelo corpo técnico do MS, com referendo do Conselho Nacional de Saúde. Com a política, a recomendação é para que secretarias estaduais e municipais de saúde implementem os chamados tratamentos alternativos, alcançando áreas como acupuntura, homeopatia, fitoterapia e termalismo. Com isso, abriu a possibilidade - por exemplo de a homeopatia ser aplicada no SUS por qualquer profissional de saúde, ignorando-se que o diagnóstico clínico prévio ao tratamento é ato privativo do médico. Após discutirem os pontos relacionados ao texto da Portaria, os membros das entidades médicas decidiram enviar uma proposta de alteração do texto para a regulamentação da Portaria.

Estiveram presentes os presidentes da AMP, José Fernando Macedo; CRM, Hélcio Bertolozzi Soares e AMHPR, Helvo Slomp Junior; além do coordenador do Ambulatório de Homeopatia de Curitiba, Eneas Mendonça de Anunciação; o ex-presidente da AMHPR, Luiz Antônio B. da Costa e o conselheiro do CRM-PR, Marco Antônio Bessa.


Clique aqui e leia mais sobre a questão da Portaria 971.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios