30/08/2010

Entidades médicas enviam carta aos médicos do Paraná

Representantes da Associação Médica do Paraná (AMP), Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) e Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), reunidos na manhã de hoje (30) por meio da Comissão Estadual de Honorários Médicos do Paraná (CEHM-PR), decidiram enviar um comunicado aos médicos do Estado. O objetivo é solicitar que os médicos entrem em contato com os Departamentos Jurídicos das entidades médicas antes de assinarem contratos com as operadoras, seguradoras e planos de saúde para que seja feita análise contratual das cláusulas referentes ao reajuste dos honorários médicos. A intenção visa impedir que sejam incluídos termos que não permitam que os honorários médicos sejam reajustados conforme prevê a Agência Nacional de Saúde (ANS).

Leia a seguir a íntegra da carta.



III Carta de esclarecimento aos médicos do Paraná

Dando sequência ao Movimento de Defesa Profissional, a Comissão Estadual de Honorários Médicos do Paraná (CEHM-PR), constituída pela Associação Médica do Paraná (AMP), Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) e Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), volta a pedir ATENÇÃO quanto aos novos CONTRATOS que estão sendo enviados pelas operadoras de saúde. O ALERTA se faz necessário diante das últimas ações desta comissão.

A CEHM denunciou a Agência Nacional de Saúde (ANS) todas às operadoras de saúde que atuavam em desconformidade com a lei, ou seja, não reajustavam os honorários médicos de seus credenciados. Sabedores da desconformidade da lei, as operadoras devem, nas próximas semanas, forçar a assinatura de novos contratos contendo as cláusulas exigidas.

É imperioso que NENHUM MÉDICO ASSINE OS CONTRATOS SEM PRÉVIA ANÁLISE para assegurar a legalidade das cláusulas de reajuste apresentadas e a previsão de recuperação dos valores das consultas, levando-se em conta os reajustes devidos nos últimos cinco anos.

Se os médicos simplesmente assinarem os contratos sem exigirem suas prerrogativas legais, estarão contribuindo para a manutenção dos honorários aviltantes praticados atualmente.

Assim sendo, a AMP, o CRM e o SIMEPAR disponibilizam seus departamentos jurídicos para a análise dos referidos contratos, pois somente a atuação conjunta da classe médica pode recuperar o valor dos honorários médicos praticados pelas operadoras. É o que se espera que, no menor espaço de tempo possível, venha a suceder.

A Comissão Estadual de Honorários Médicos permanecerá atenta, na luta pela dignidade da profissão médica, sempre repassando para você, médico, as atualizações e esclarecimentos necessários para, juntos, chegarmos à vitória.


Comissão Estadual de Honorários Médicos do Paraná (CEHM-PR)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios