27/10/2009

Entidades pedem solução para o sistema público de saúde

Na manhã de 21 de outubro, médicos se reuniram na Câmara dos Deputados para chamar atenção da sociedade e cobrar das autoridades uma solução para a situação cada vez mais caótica no sistema público de saúde.


Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), com o movimento, os profissionais médicos não só defendem suas corporação, mas também a melhoria da qualidade de saúde para toda a população. "Quando o médico defende uma remuneração digna e melhores condições de trabalho ele também está defendendo os direitos dos cidadãos. O SUS garante a universalização da saúde pro povo brasileiro, entretanto está sofrendo de anemia aguda por falta de gestão correta do dinheiro público deste e de outros governos", afirmou Alencar.


O vice-presidente do CFM, Carlos Vital, ressaltou a valorização profissional no Sistema Único de Saúde dando ênfase a carreira de Estado: "o médico precisa de uma carreira de Estado e melhores condições de trabalho. Aclamamos uma melhoria da assistência para a população".


O deputado Eleuses Paiva (DEM-SP) defendeu a imediata regulamentação da Emenda Constitucional 29. "Temos que ter mais postura para exigir mais recursos para a saúde, precisamos que se regulamente a EC29 para que melhore a saúde para a população", enfatizou Paiva.


A manifestação faz parte de um amplo movimento que as entidades médicas nacionais - Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Médica Brasileira (AMB).


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios