27/07/2020

Entra em vigor Resolução que cria as Representações Regionais Virtuais do CRM-PR

Novo modelo descentraliza e amplia presença da autarquia no interior com uso da tecnologia; cidades com 15 médicos ou mais poderão ter representantes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) inaugura, a partir desta segunda-feira, 27 de julho, uma nova estrutura de representantes, com a criação das Representações Regionais Virtuais. O modelo que passa a viger foi estabelecido pela Resolução do CRM-PR nº 218/2020 e amplia a presença da autarquia no Estado, definindo que cidades com 15 ou mais médicos regularmente inscritos podem contar com polos próprios de representatividade na estrutura conselhal. Com isso, a nova composição poderá chegar a um quinto dos municípios paranaenses, com mais de 500 médicos fazendo voz no CRM-PR.

A mudança tem como finalidade facilitar o diálogo entre a instituição e a sociedade por meio de ferramentas tecnológicas, propiciando mais transparência e otimização de recursos. “O novo modelo adotado pelo CRM-PR inova e aumenta a representatividade médica no Paraná, refletindo na ampliação do universo de serviços e na maior proximidade com profissionais, serviços de saúde e a própria sociedade”, explica o presidente Roberto Issamu Yosida.

Ainda de acordo com o presidente do Conselho, a nova realidade imposta pela pandemia acelerou a reformulação da estrutura da autarquia, abrangendo as recomendações do Tribunal de Contas, em prol de uma gestão proativa e mais dinâmica. Para tanto, serão criadas salas virtuais para permanente interação entre os representantes regionais, as demais unidades e o corpo de conselheiros. Este canal, do mesmo modo, funcionará para o diálogo com a sociedade civil organizada e os próprios cidadãos. Ele cita que os serviços pela web começaram a ganhar corpo a partir de 2015 e hoje os documentos digitais emitidos já somam aproximadamente 850 mil. Com isto, os atendimentos presenciais agora são específicos e mais raros.

As Representações serão constituídas de mínimo de três e máximo de 10 membros. Cidades com 15 a 20 médicos terão três representantes, que aumentam proporcionalmente ao número de médicos residentes. Em breve, o CRM-PR lançará um curso online de treinamento aos profissionais interessados em se tornar representantes. A observância dos requisitos éticos da profissão, como não ter sido apenado ou estar respondendo a procedimento, é indispensável aos candidatos.

Delegacias tornam-se Representações

Além da sede em Curitiba, o CRM-PR possuía sob a sua jurisdição 16 unidades regionais, que perderam a denominação de “Delegacias” por força de recomendação legal. Sete delas tiveram suas sedes físicas desinstaladas por não serem próprias e, também, porque grande parte dos atendimentos que prestavam já era suprida pelos meios digitais.

As antigas sedes físicas de Toledo, Paranavaí, Francisco Beltrão, Santo Antônio da Platina, Rio Negro, Apucarana e Campo Mourão passam agora a funcionar no novo formato virtual de Representações Regionais, ganhando o reforço das demais que começam a ser criadas em cidades como Arapongas, Irati, Loanda, Cianorte, Cornélio Procópio e Cambé.

Saiba mais aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios