15/10/2019

Entrega da Medalha de Lucas à Dra. Helen Butler Muralha e ao Dr. Nobuaqui Hasegawa

Homenagem criada em 1996 tem motivação no trabalho médico-social desenvolvido em suas carreiras; eles se juntam a outras 14 personalidades distinguidas com a comenda

A Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico foi concedida em 2019 à gineco-obstetra Dra. Helen Anne Butler Muralha, de Curitiba, e ao oftalmologista Dr. Nobuaqui Hasegawa, de Londrina. Inspirada no evangelista São Lucas, Patrono do Médico, a comenda é uma das principais honrarias concedidas pelo Conselho de Medicina do Paraná e que é direcionada a profissionais que se destacam em causas sociais, humanitárias e de propagação do conhecimento.

clique para ampliarclique para ampliarLocal da solenidade ficou totalmente lotado. (Foto: CRM-PR)

A entrega da Medalha de Lucas ocorreu na parte final da solenidade alusiva ao Dia do Médico, realizada no domingo, 13 de outubro, no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba. Antes, ocorreu a diplomação dos médicos que completaram 50 anos de formados com histórico ético exemplar. Este ano, ao todo, 140 profissionais foram merecedores do Diploma, sendo que a maioria esteve presente na cerimônia, coordenada pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida.

A Medalha de Lucas foi instituída em 1996 e até hoje tinha sido conferida a apenas outras 14 personalidades com destacado trabalho médico social. O primeiro a receber a homenagem foi o Dr. Hélio Brandão, fundador do Clube da Soda, sendo seguido pelo pediatra e padre José Raul Matte, que por décadas dedicou-se a missões para atender os ribeirinhos da Amazônia. Os últimos a receber, em 2017, foram os Drs. Luiz Carlos Sobania e João Henrique Steffen Junior, um dos fundadores do Curso de Medicina da UEL e do Hospital Evangélico de Londrina, falecido em fevereiro do ano passado, aos 94 anos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Helen, com amiga médica e conselheiros. (Foto: CRM-PR)

Prestes a completar 89 anos e 66 de exercício da Medicina, a Dra. Helen Muralha (CRM-PR 224) foi homenageada com a Medalha de Lucas com participação do presidente do Conselho, da conselheira Cecília Neves de Vasconcelos e ainda da amiga, também gineco-obstetra Dra. Silmar Cunha da Silva. Em sua fala, destacou a importância de ter conciliado a atuação como médica e nas atividades culturais da Fundação Sidónio Muralha, que homenageia seu ex-marido. Primeira conselheira mulher do CRM-PR, a médica continua até hoje ativa em seu consultório, no Centro de Curitiba.

Após agradecer o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto, e os conselheiros pela distinção concedida, a Dra. Helen fez a apresentação do escritor Sidónio Muralha, destacando-o em três aspectos: alguém que escreveu para crianças, alguém que escreveu em defesa das crianças e como participante do movimento neo-realista. Acentuou ainda que ele é conhecido no Paraná, principalmente no meio político, como autor do poema ¨”Roteiro”, aproveitando para citar pequeno trecho.

De acordo com a homenageada, estes três aspectos formaram o lastro que fundamentou o trabalho da Fundação. Na ocasião, lembrou alguns dos muitos nomes de pessoas que de várias formas participaram na Fundação Sidónio Muralha, por acreditar na obra do escritor, “como Ondina de Souza, o grande amigo pessoal dele, o arquiteto e professor Key Imaguire, Maria Angela Monteiro Raio, Priscila Angélica Santos Sehnem e Darcisio Muraro”.

Ao encerrar seu discurso, emocionada, fez questão de dedicar a medalha às muitas pessoas que deram seu aval e colaboração durante todos estes anos, “merecedoras de partes dela, se pudesse fracioná-la”. Depois, confidenciou que “num primeiro momento relutei em aceitar a indicação, achando que não teria o mérito suficiente para tal. Mas fui convencida, finalmente. Portanto, quero manifestar que foi com humildade, sabendo que na realidade tudo que fazemos é aquilo que temos obrigação natural em realizar, de acordo com a capacidade e as circunstâncias que o permitem”.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nobuaqui, aos lado das filhas e conselheiros. (Foto: CRM-PR)

A entrega da comenda ao Dr. Nobuaqui coube às suas filhas médicas Dras. Daniela Sato Hasegawa e Juliana Sato Hasegawa, acompanhadas do presidente do CRM-PR e ainda da conselheira Betriz Emi Tamura, também presidente da Associação Médica de Londrina. O homenageado lembrou sua origem humilde e de muito trabalho e dedicação aos estudos e disse que as ações que realiza ou participa são inerentes a qualquer médico. “A nossa residência médica em oftalmologia está muito bem classificada simplesmente por colocar os médicos em contato com a realidade social, que às vezes eles ignoram. Um bom cirurgião deve levar os projetos de periferia para despertar os pupilos para essa realidade, para que observem que também existe sofrimento causado não só por doenças, mas também pela realidade social. Eu faço isso para despertar essa necessidade de ajudar nossos futuros especialistas”.

Ainda em sua fala, o Dr. Nobuaqui lembrou a herança herdada dos pais foi direcionada para construir as primeiras instalações do hoje Hoftalon – Centro de Estudo e Pesquisa da Visão. Contudo, disse que também as reservas financeiras da herança da sua esposa, D. Ana Regina, foram fundamentais para a sobrevivência da instituição em momentos de dificuldade. Insistiu que a homenagem era compartilhada com a esposa, incentivadora de todas as horas na manutenção de hospital que atende exclusivamente pelo sistema público. Por fim, declarou que os muitos programas desenvolvidos, como o Visão na Terceira Idade e Primeiros Olhares, que possibilitam ajuda à sociedade, devem ser entendidos pelos médicos como missão que lhe é inerente. E finalizou: “Não sei quem me indicou, mas a verdade é que não fiz mais do que minha obrigação como médico e que é isso que deve ser entendido pelos jovens médicos”.

Homenageados de 2019

Dr.ª Helen Anne Butler Muralha (CRM-PR 224).

Natural de Curitiba, onde nasceu em janeiro de 1931, ela se formou em 1954 pela Universidade Federal do Paraná. Constitui-se, hoje, em uma das gineco-obstetras com mais tempo de atividade no Paraná, responsável por milhares de nascimentos. A parede de seu consultório é forrada de retratos de crianças que ajudou a colocar no “mundo”. Em 2004, ela foi distinguida com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de formada com histórico exemplar.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Helen, em sua fala de agradecimento. (Foto: CRM-PR)

Instituidora da Fundação Sidónio Muralha, que homenageia o poeta de origem portuguesa que era seu marido. A fundação surgiu em setembro de 1988, com o objetivo de promover o incentivo e amparo ao desenvolvimento e difusão de atividades culturais, especialmente as de caráter literário. Também fomenta o intercâmbio com entidades públicas e particulares, incentiva e apoia movimentos ecológicos, além de prestar outros serviços à comunidade, como criar e manter bibliotecas infantojuvenis visando desenvolver nas crianças o prazer pela leitura. Um projeto que beneficia dezenas de crianças. A médica também foi casada com calculista e desenhista Themistocles dos Santos Junior, colaborador do engenheiro civil Venevérito da Cunha (1916-2016), responsável por calcular dezenas de prédios históricos da Capital paranaense, entre eles o da Biblioteca Pública e da Rodoferroviária.

A Dra. Helen é reconhecida como pessoa de grande cultura e apego às causas sociais e humanitárias, com origem familiar. O pai dela era um migrante da Letônia, pastor batista e professor, com histórico de compromissos com a cultura, ética e voluntariado. Nos últimos anos, na passagem do Dia Internacional da Mulher, a Dra. Helen tem sido incentivadora de iniciativas de valorização feminina. Ainda cumpre rotina em seus dois endereços preferidos: o consultório que abriu ainda em 1958 no Edifício Asa, na Praça Osório, e na Fundação,a na Rua Desembargador Westphalen, ambos no centro de Curitiba e cujo trajeto gosta de cumprir a pé.

Dr. Nobuaqui Hasegawa (CRM-PR 3883).

Natural de Guainguê (SP), onde nasceu em 4 de setembro de 1946. Formou-se em Medicina pela primeira turma da Evangélica do Paraná, em 1973. Especialista em oftalmologia, radicou-se em Londrina, onde atuou em alguns serviços até montar uma pequena clínica, que deu origem ao Hoftalon - Centro de Estudo e Pesquisa da Visão, em abril de 1992. Um dos principais serviços da especialidade foi possível graças às heranças financeiras que o Dr. Nobuaqui e sua esposa Ana Regina Sato receberam de seus pais, com investimento na construção e equipamentos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nobuaqui: missão de médico. (Foto: CRM-PR)

“Fizemos o que de melhor se pode fazer com uma herança, pois assim nossos pais ajudaram a realizar um sonho dos filhos, ao mesmo tempo gerando benefícios públicos duradouros”, refere-se o médico, que tem como sócias as duas filhas médicas, a Dra. Daniela Sato Hasegawa Tanaka (CRM-PR 20.890) e Juliana Sato Hasegawa (26.031). O serviço começou com quatro médicos e nove outros funcionários. Hoje já são mais de uma centena de colaboradores e o corpo clínico é formado por 130 médicos, congregando assim, num mesmo local, o maior número de oftalmologistas no Brasil

Como relata o Dr. Nobuaqui, o seu pai, Sankiti, veio do Japão com 23 anos e trabalhou muito na lavoura e com cultura do bicho-da-seda, ajudado pela esposa Fumiko, até ter suas terras. O Dr. Nobuaqui era o mais velho dos cinco filhos e contou com a ajuda dos pais para se formar e depois investir em seu projeto de Medicina de qualidade, com igualdade de tratamento e oportunidade para formação médica, que acabou se consolidando como referência. Em 2006 ele criou o programa Primeiros Olhares e depois o Nós Podemos e o Glaucoma, com milhares de atendimentos gratuitos, de consultas a exames e cirurgias. O médico também participa da Feira de Sertanópolis, em parceria com o Lions Club Local, atendendo idosos e se engajando em mutirões de triagem de cataratas e outras doenças oculares. Ainda ajudou a fundar o Instituto dos Cegos, hoje Instituto Roberto Miranda, onde foi diretor médico.

clique para ampliarclique para ampliarMedalha de Lucas foi conferida até hoje a 16 personalidades. (Foto: CRM-PR)

MEDALHA DE LUCAS: OS HOMENAGEADOS

(ordem decrescente)

2017

Dr. João Henrique Steffen Junior

Um dos fundadores do Curso de Medicina da UEL, do Hospital Evangélico de Londrina e do Rotary Club Londrina Norte.

Dr. Luiz Carlos Sobania
Professor e um dos idealizadores do projeto do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), pioneiro no Brasil.

2013

Dr. Antonio Lucio Duarte

Fundador de várias APAEs, entre elas a Escola Mundo Colorido, em Francisco Beltrão.

2011

Dr. Ehrenfried Othmar Wittig

Pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.

Dr. Frank Ogatta

Responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.

2010

Dr. João Manuel Cardoso Martins

Professor da PUC-PR durante 40 anos e propagador da ética e humanismo.

2007

Dr. Ivan Beira Fontoura

Com histórico de vida dedicado a causas sociais e humanitárias.

Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira

Fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.

Dr. José Maria de Araújo Perpétuo

Pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.

2003

Dr. Jupiter Velloz Silveira

Um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.

2002

Dr. Júlio Raphael Gomel

Fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.

2000

Dr.ª Zilda Arns Neumann
Fundadora da Pastoral da Criança.

1997

Dr. José Raul Matte, o Padre Raul
Com atuação há décadas em prol dos ribeirinhos da Amazônia.

1996

Dr. Hélio Brandão
Fundador do Clube da Soda.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios