26/03/2007

Especialista aborda problema da dependência química entre médicos

Comissão de Saúde do Médico traz renomado especialista em psiquiatria para ministrar palestra sobre Dependência Química entre profissionais médicos




Com o objetivo de estimular o médico a cuidar de sua própria saúde e também auxiliar aqueles que necessitam de reabilitação, especialmente os dependentes químicos, a Comissão de Saúde do Médico do CRM-PR planeja uma série de atividades para o decorrer deste ano. As ações educativas e preventivas incluem a realização de palestras e o uso de todos os meios de comunicação do Conselho, com destaque para a internet, já que o Portal vai abrigar espaço específico para artigos de especialistas e dicas para o médico minimizar as situações de risco e elevar o seu bem-estar e qualidade de vida.


Uma das principais preocupações da Comissão de Saúde do Médico reside no elevado índice de profissionais dependentes de drogas - lícitas ou não -, com reflexo negativo no exercício da atividade . Pesquisa feita junto a hospitais e clínicas paranaenses vem atestar a gravidade do problema. Os dados estatísticos começaram a ser analisados pelos conselheiros que integram a Comissão, em março, deliberando-se pela adoção imediata de iniciativas voltadas à prevenção e também de recuperação, que tende a envolver não só o Conselho de Medicina, mas outras instituições que tenham relação com a atividade do profissional, como as empresas empregadoras e as cooperativas médicas.


Experiência e pesquisa


A experiência adquirida pelo Conselho de Medicina de São Paulo na atenção ao médico dependente químico que necessita de tratamento tende a subsidiar a estratégia a ser implementada no Paraná. Para isso, o CRM já obteve a confirmação da presença em Curitiba, nos dias 13 e 14 de abril, do Prof. Ronaldo Laranjeira, reconhecido como uma das maiores autoridades sobre o assunto no País e que teve efetiva participação no projeto de reabilitação de médicos dependentes de drogas em São Paulo, instaurado pela Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp. O psiquiatra vem há mais de quatro anos pesquisando o perfil clínico e demográfico dos profissionais em SP.


Na noite de 13 de abril, a partir das 20h, o renomado especialista vai proferir palestra no auditório do CRM, abordando o tema "Dependência química entre médicos". A manhã do dia seguinte, das 8h30 às 11h30, será reservado para análise e debates de casos clínicos. Ainda na oportunidade, o coordenador da Comissão de Saúde do Médico, Marco Antonio Bessa, vai apresentar o relatório final da pesquisa recém-concluída no Estado, possibilitando uma análise do Prof. Ronaldo Laranjeira e um comparativo com estudos semelhantes realizados em São Paulo e outros Estados. A conselheira Roseni Teresinha Florêncio, que também integra a Comissão, esclarece que a pesquisa contou com a contribuição de diretores clínicos e médicos para tentar apresentar um perfil de como é a realidade pessoal dos profissionais. Ressalta que, de forma alguma, o material visa identificar médicos com problemas, mas que tende a contribuir, junto com a discussão de casos clínicos, com a definição de propostas de como os diretores clínicos e demais membros do corpo clínico dos hospitais deverão abordar o dependente químico.


A palestra do Prof. Ronaldo Laranjeira e os debates de abril não serão transmitidos por videoconferência para outras delegacias. Contudo, deverá ser agendado novo encontro do especialista para o segundo semestre, possibilitando a interação pelo menos com a Regional de Maringá. Ainda como parte das atividades da Comissão, até o fim de março deve ocorrer o lançamento oficial do site "Saúde do Médico" (www.crmpr.org.br/saudedomedico), integrado ao portal do CRM. Além de notícias, artigos, links e dicas de saúde, os médicos poderão participar de enquetes e dar opiniões e sugestões. A Comissão também realiza reuniões mensais, que são abertas a médicos e acadêmicos. Para isso, é preciso confirmar presença pelo fone (41) 3240-4049.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios