16/02/2021

Estudo reconhecido pela OMS avalia efeitos da Covid Longa em 1,2 mil pacientes em todo o país

Coalizão formada por hospitais de São Paulo e Porto Alegre avalia sequelas físicas e mentais de pacientes diagnosticados com a doença. Pesquisadores participaram recentemente de reunião com a Organização Mundial

Uma pesquisa desenvolvida por uma coalizão de hospitais e institutos brasileiros avalia os efeitos dos sintomas prolongados e sequelas após a cura da Covid-19, que vem sendo chamada de Covid Longa, Covid Prolongada ou Long Covid.

O estudo, que acompanha mais de 1,2 mil pacientes que enfrentaram a doença em todo o país, foi integrado à estratégia da Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar e estabelecer estratégias de combate à Covid Longa.

O estudo é um dos nove desenvolvidos pela aliança formada por Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto ALegre, e Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Os especialistas avaliam a eficácia e a segurança de potenciais terapias para pacientes com Covid-19 no Brasil. O grupo já demonstrou, por exemplo, que o uso do medicamento para artrite tocilizumabe e da cloroquina não possuem efeito contra a doença.

No estudo, os participantes vêm sendo monitorados por ligações telefônicas a cada três, seis, nove e doze meses após a recuperação ou alta. O objetivo é detectar a presença de sintomas ou sequelas, tanto físicos quanto mentais, no período pós-Covid, como explica o pesquisador e médico do HMV Regis Goulart Rosa.

Os resultados definitivos devem ser conhecidos entre o fim de 2021 e o início do ano que vem. Para os próximos meses, dados preliminares já compilados devem ser apresentados.

Segundo o médico, tanto pacientes que desenvolveram a versão grave da doença quanto aqueles que não precisaram de internação podem sofrer os efeitos da Covid Longa, o que pode afetar a vida dessas pessoas mesmo meses após se recuperarem do vírus.

"A gente acaba encontrando muitos pacientes que, mesmo não necessitando de hospitalização, tiveram sintomas prolongados. Inclui fadiga, cansaço, fraqueza, principalmente fraqueza muscular, inclui também dificuldade de atenção, distúrbios do sono, principalmente insônia, sintomas de ansiedade. Esses sintomas duram o suficiente para causar uma percepção de redução de qualidade de vida para essas pessoas", relata.

Especialmente entre os pacientes mais graves, os pesquisadores estão analisando os efeitos à luz de dados já conhecidos sobre as consequências das internações, a chamada "síndrome pós-UTI". Nesses casos, é frequente a ocorrência de disfunções de múltiplos órgãos e sistemas, por exemplo.

"Essas disfunções acabaram gerando sequelas importantes nesses pacientes, que podem apresentar fraqueza muscular, redução da capacidade física, incluindo até dependência física pra atividades do dia a dia, disfunção cognitiva mais severa, incluindo déficit de memória, redução de velocidade da capacidade de processamento, que são domínios importantes para a pessoa retornar ao trabalho, por exemplo", afirma.

O médico cita outro estudo brasileiro que aponta que, a cada quatro pacientes recuperados de uma pneumonia grave, um acaba morrendo. E a taxa de reospitalização também costuma ser alta, em torno de 60% no primeiro ano. "Às vezes a gente dá tchau para um paciente que teve ventilação mecânica por pneumonia e muitas vezes deveria estar dando um até logo", comenta o médico.

clique para ampliarclique para ampliarSintomas da Covid longa (Foto: Arte G1)

Sequelas psíquicas incapacitantes

Seja em casos leves ou graves, os pesquisadores buscam aprofundar dados sobre as sequelas mentais que a Covid-19 pode acarretar. Ansiedade, depressão e estresse pós-traumático são comuns em pacientes que enfrentaram doenças como o coronavírus. Segundo Regis, tratam-se de síndromes incapacitantes.

"Antigamente se pensava que as sequelas iam ser puramente respiratórias, impactando a vida física, mas as sequelas de saúde mental e da cognição são muito frequentes e causam impacto tão grande ou até mesmo maior do que a própria saúde física", diz o pesquisador.

Um dos desfechos avaliados pelo estudo da coalizão, por exemplo, é a taxa de retorno ao trabalho o estudo de cada infectado, segundo o médico, para a monitorar também a saúde social pós-vírus.

A descoberta dos sinais da Covid Longa indica a necessidade de rastreamento entre os casos da doença para detectar prováveis consequências, e da elaboração de um programa de reabilitação, que pode incluir fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, entre outras especialidades.

“A boa notícia é que a maioria dessas sequelas físicas, cognitivas e de saúde mental são transitórias, os pacientes conseguem se recuperar e ter uma melhora de sua qualidade de vida a partir da reabilitação", reflete o médico.

Instituição de uma política pós-Covid

Na reunião realizada no início do mês de fevereiro sobre a Covid Longa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância dos estudos sobre os efeitos.

"Todos precisam, desde a Atenção Básica, conhecer os efeitos da infecção nas crianças, nos grupos de risco e em todos os grupos e entender os impactos sociais e econômicos desta enfermidade. É preciso garantir a reabilitação dos pacientes. Temos 800 centros de colaboração em diversas regiões e vamos pedir que incluam a Long COVID entre as prioridades", afirmou Adhanom.

O médico Regis Goulart Rosa acrescenta que o reconhecimento da OMS é o passo inicial para a instituição de políticas públicas para esses pacientes.

"A partir disso, se dá o pontapé inicial para que nós possamos instituir medidas de reabilitação e também prevenção de sequelas desses pacientes, principalmente naqueles mais graves", conclui.

55 sintomas já catalogados

Um grupo de pesquisadores que revisou mais de 18 mil publicações sobre a Covid prolongada já publicados no mundo identificaram 55 principais sintomas já relatados.

Fonte: G1

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios