26/07/2010

Ética profissional levada ao jovem médico

Entre as ações implementadas pelo Conselho de Medicina do Paraná para aproximar-se da classe médica e refletir o papel da instituição, está a aproximação com o jovem médico e o estudante de Medicina. A atual gestão de conselheiros da "Casa do Médico" acredita que é fundamental debater assuntos ligados ao Código de Ética Médica e outros temas relevantes (e até polêmicos) do exercício médico com aqueles que estão iniciando a carreira. Entre as ações práticas, está a participação em atividades de formação ética e científica direcionadas aos estudantes.

O conselheiro José Clemente Linhares, primeiro secretário, participou de uma destas atividades, ministrando palestra dirigida a 80 alunos do primeiro período do Curso de Medicina da Universidade Federal de Paraná (UFPR). Intitulada "Ser Médico", a palestra ocorreu no dia 20 de julho, em meio às atividades promovidas pela Coordenação do Curso para recepcionar os calouros aprovados para iniciar a faculdade no segundo semestre deste ano. "Achei muito boa a iniciativa de promover uma semana de recepção aos novos alunos e acho que a participação do Conselho é muito importante neste cenário", afirma Linhares.

Na oportunidade, ele abordou as similaridades e diferenças das expressões "ser médico" e "o Ser médico", valendo-se dos princípios fundamentais do Código de Ética, sua visão a respeito da carreira e experiências de comportamento profissional. "Considero a aproximação com os estudantes imprescindível para o futuro da Medicina, para o amadurecimento desses jovens profissionais e para o CRMPR. Nesses encontros, os ideais são compartilhados e há motivação para reverter o quadro da saúde pública no país", afirma o conselheiro.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios