13/06/2019

Evento musical marca o Dia Internacional do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (14)

Atividade faz parte do calendário da Orquestra de Câmara de Curitiba desde 1990; durante o mês ocorre a Campanha Nacional Junho Vermelho

Quem doar sangue nesta sexta-feira (14), no Dia Internacional do Doador de Sangue, terá uma surpresa agradável: o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) promove evento de música erudita com a Orquestra de Câmara de Curitiba, a partir das 10h30.

“Será a nossa homenagem aos doadores paranaenses que participam diariamente desta ação voluntária, salvando milhares de vidas”, convida a diretora geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

O diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr, conta que a atividade faz farte do calendário da orquestra desde 1990. “A intenção é democratizar o acesso à música erudita, com um repertório vivo e alegre”, diz.

A apresentação será na sede da instituição em Curitiba (Travessa João Prosdócimo, 145). O Dia Internacional do Doador de Sangue foi criado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná faz parte da rede da Secretaria da Saúde do Paraná, com 22 unidades em funcionamento no estado. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 375 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Doação online

O Hemepar ressalta, entre as ações em desenvolvimento, o projeto de agendamento online para doação de sangue. “O projeto-piloto já acontece no Hemocentro Regional de Cascavel, com o objetivo de agilizar o processo, evitando espera, explica a diretora.

“Disponibilizamos 20 horários na agenda online, na página do Governo Digital do Paraná (governodigital.pr.gov.br). O sistema é simples e temos bons resultados”, comenta o bioquímico do Hemocentro de Cascavel, Antonio Carlos de Oliveira.

O Hemocentro de Cascavel recebe em média 1.200 doadores por mês e executa todo o processamento do sangue, separando os componentes – hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fonte concentrada de proteínas plasmáticas insolúveis à baixa temperatura). O Hemocentro de Cascavel também faz o processamento do sangue coletado em Toledo.

“As duas regionais, Cascavel e Toledo, recebe doações que permitem atender até 2.600 transfusões por mês”, informa Antonio Carlos.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais –, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Mulheres podem doar sangue três vezes por ano, com intervalo de 90 dias; e homens podem fazer quatro doações, com intervalo de 60 dias.

Agradecimento

“O dia que você decidiu sair de casa para dividir seu sangue com um estranho, salvou minha vida. Se hoje estou escrevendo esta carta, é porque, graças a você, estou viva”.

A frase é de uma mensagem de agradecimento publicada em rede social pela paciente V.G., de Cascavel, portadora de Talassemica Major, um tipo de anemia crônica que exige transfusões sanguíneas a cada 21 dias. A transfusão é parte fundamental do tratamento da paciente de 30 anos que frequenta o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) desde o primeiro ano de vida.

“Já recebi sangue de muita gente e sou imensamente grata por isso. Quando criança, fazia cartõezinhos com desenho de coração e deixava no Hemepar como forma de agradecimento. Por isso hoje torno pública minha carta”, conta a paciente, que também mantém um canal na rede social que fala sobre o tema, destacando a doação como um ato de amor ao próximo.

Assim como a paciente de Cascavel, o Hemepar atende uma média de 743 pacientes ao dia em todo o Paraná em 22 unidades. São pacientes que estão em tratamento planejado de doenças crônicas ou que precisam do sangue para intervenções pontuais, como cirurgias urgentes. O sangue também é vital para tratar feridos em emergências.

O Dia Internacional do Doador de Sangue é celebrado nesta semana, no dia 14, e durante todo este mês acontece a Campanha Nacional Junho Vermelho, que destaca a importância da doação durante o inverno.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios