24/06/2021

Exemplos éticos que alcançam 50 anos de exercício da atividade serão homenageados no Dia do Médico

Solenidade será mais uma vez virtual, em 17 de outubro, tendo aproximadamente 120 médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro. Haverá ainda a entrega da Medalha de Lucas, tributo por ações médico-sociais e humanitárias

Como é tradição desde 1986, o Conselho Regional de Medicina do Paraná presta homenagem anualmente aos profissionais que alcançam o Jubileu de Ouro com relevante e exemplar conduta médica. Assim, em meios aos festejos do Dia do Médico, que é comemorado em 18 outubro, conferem o Diploma de Mérito Ético-Profissional aos que completam 50 anos de formados sem que tenham sofrido sanção disciplinar.

Este ano, na 36.ª edição de entrega da comenda e também do cristal simbolizando a Medicina, são aproximadamente 120 os médicos que recebem a justa homenagem, mesmo que postumamente. O CRM-PR já teve a confirmação de quatro casos de médicos que faleceram em 2021, ano em que estavam completando o Jubileu de Ouro. A reverência in memoriam inclui os Drs. Mario Marcio Negrão (CRM-PR 3.258), Orival Alves (5.546), Valmir Pineli Alves (9.048) e Pedro Salviano Filho (3.891). O CRM-PR reitera a sua solidariedade aos familiares e amigos.

No ano passado, em decorrência da pandemia, pela primeira vez na história da homenagem o Dia do Médico teve a sua solenidade de modo virtual. Na ocasião, nada menos do que 125 médicos receberam o Diploma de Mérito Ético, sendo que a comenda foi enviada pelo meio postal para que o próprio homenageado registrasse o momento por fotografia, junto a familiares ou amigos. As imagens foram exibidas ao longo da cerimônia, que incluiu ainda a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. Quem recebeu a honraria em 2020 foi a pediatra Mariângela Batista Galvão Simão, que há mais de 40 anos se dedica a causas sociais e humanitárias e hoje integra a cúpula diretiva da Organização Mundial da Saúde.

Em 2021, novamente a solenidade será online e será realizada na manhã de 17 de outubro, um domingo. A abertura será às 9h, com formação de mesa diretora virtual, tendo em seguida a exibição do Hino Nacional. Após as boas-vindas pelas autoridades, será feita a entrega da Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico, honraria criada em em 1996. Inspirada no evangelista Lucas, Patrono dos Médicos, a premiação visa distinguir profissionais engajados em projetos de relevância médico-social. Até 2020, foram 18 os médicos homenageados, começando pelo Dr. Hélio Brandão, fundador do chamado Clube da Soda, voltado a acolher em Curitiba pessoas em tratamento por ingestão de hidróxido de sódio (soda cáustica).

Durante a cerimônia ainda haverá uma homenagem a todas as vítimas da pandemia da Covid-19, incluindo os médicos vitimados pela doença.

Do total de homenageados, 12% são mulheres e, ainda, 40% são da Capital e os demais de outras cidades.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios