14/02/2007

Exposição de cartuns e charges tem início amanhã

O Conselho de Medicina do Paraná terá, nessa quinta-feira (15/02), a partir das 20 horas, a posse de sua nova diretoria. Além da solenidade, haverá a vernissage da exposição "Doutores do Humor" no Espaço Cultural CRM-PR, que conta com cerca de 70 obras de alguns dos mais renomados chargistas e cartunistas do Sul do Brasil. A mostra ficará aberta à visitação pública até 16 de março, de segunda à sexta, das 14 às 18h.

Em meio às atividades artísticos-culturais realizadas na posse de Gerson Zafalon Martins como presidente do CRM-PR, também será realizada a palestra "O direito e o avesso do médico" de Rubem Alves, um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, e haverá apresentação musical do violonista Vital Joffily.


Doutores do humor

Grandes expoentes do humor gráfico paranaense - Paixão, Pryscila, Benett, Thiago Recchia e Marco Jacobsen - e o médico gaúcho Ronaldo Cunha Dias apresentarão charges, cartuns e caricaturas na mostra Doutores do Humor. O objeitvo do CRM é reverenciar todos os que fazem da arte um instrumento propagador de alegria, bem-estar e solidariedade.

Paixão

Ademir Vigilato da Paixão, o Paixão, ilustra com suas charges as páginas do jornal Gazeta do Povo há quase duas décadas. Este paranaense de Japira, autodidata, é reconhecido hoje um dos mais renomados artistas do humor gráfico nacional. Suas obras, que se destacam pela imaginação ímpar, já estiveram nas principais publicações do País, seguidas premiações e também em inúmeras exposições, algumas individuais. Um livro será o próximo passo do chargista, bem-humorado tal qual o seu trabalho.

E-mail: ademirpaixão@yahoo.com.br

Pryscila

Pryscila Vieira, formada em design gráfico em 1999, teve sua arte reconhecida após trabalho no suplemento infantil Gazetinha, da Gazeta do Povo. Apesar da habilidade no desenho, depois de um bom tempo de convívio em redação de jornal, optou por se dedicar mais aos cartuns e às tiras, compatibilizando satisfação pessoal e interesses profissionais. Criou inúmeras personagens, como Amely, garota inflável. Recebeu várias premiações em várias partes do mundo, incluindo o famoso Festival de Humor de Foz do Iguaçu. Coordenou a Bienal de Humor do Mercosul no Brasil 1998-1999 e criou algumas peças publicitárias, como a turminha do Lixo que não é Lixo da cidade de Curitiba.

Site: www.pryscila.com.br ou http://pryscila-freeakomics.blogspot.com

E-mail: pryvieira@yahoo.com.br


Benett

Aberto Benett, 33 anos, é cartunista profissional desde 1999. Começou na redação do jornal Primeira Hora, tablóide da Capital, já extinto. Atualmente publica nos jornais Gazeta do Povo e Folha de São Paulo e é editor da revista de humor Zongo Comix e do blog de humor e quadrinhos Benett-0-matic. Tirou primeiro lugar no Salão de Humor de Piracicaba em 2005, na categoria Tiras em Quadrinhos. No ano seguinte, obteve o terceiro lugar no Salão Carioca de Humor.

Site: http://www.benett-o-matic.blogger.com.br

E-mail: benett74@yahoo.com.br


Tiago

José Tiago Recchia, que começou sua atividade jornalística no jornal O Paraná, de Cascavel, é pioneiro nas charges de cunho esportivo no Paraná. De mudança com a família para Curitiba, trabalhou como chargista editorial do Jornal do Estado, Folha de São Paulo e O Estado do Paraná. Em 1996, ao criar a coluna Caixinha de Surpresas no jornal Tribuna do Paraná, fez surgir os personagens Los 3 Inimigos, que estabelece uma relação bem-humorada entre os três maiores times de futebol da capital paranaense. Há dois anos está na Gazeta do Povo, onde a sua versatilidade colocou-o também no caminho das charges de motivação política e de cotidiano. Em 94 editou o livro Em Brasília Dezenove horas, participando ainda de exposições e premiações.

Sites: http://tiagorecchia.blog.uol.com.br e www.los3inimigos.com.br

E-mail: tiagorecchia@uol.com.br


Jacobsen

Marco Jacobsen é chargista da Folha de Londrina. Recentemente ele foi o responsável pela ilustração do livro Lendas das Águas, do jornalista Zeca Corrêa Leite. Tem participação em várias mostras, entre elas o Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, e seu trabalho é reconhecido em todo o País, com sucessivas premiações ou citações honrosas.

E-mail: marcojacobsen@uol.com.br


Ronaldo

Ronaldo Cunha Dias é gaúcho de Vacaria. Tem 54 anos. Formou-se em Medicina, mas nunca deixou de exercitar seu talento artístico. Coleciona prêmios desde 1985. São mais de 70 internacionais, o que o posiciona como uma dos cartunistas mais premiados no Mundo. Publicou cartuns na revista Playboy e no Jornal Pioneiro. Hoje está presente no caderno Campo e Lavoura do jornal Zero Hora (RS). É membro da NCS (National Cartoonist Society). (IMAGEM)

site: http://www.ronaldocartoons.com.br

e-mail: ronaldo@ronaldocartoons.com.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios