29/09/2020

Falecimento do Dr. Janino Hablich eleva para 15 o número de médicos vítimas da Covid-19 no Paraná

Com 73 anos, ele tinha mais de 40 anos de atuação em Dois Vizinhos, município do Sudoeste onde foi vereador, secretário de saúde e investido com o título de Cidadão Honorário

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico, empresário e pecuarista Dr. Janino Mattos Hablich (CRM-PR 6.091), que por mais de 40 anos atuou em Dois Vizinhos, no Sudoeste paranaense, onde também foi vereador e secretário municipal de saúde. Ele tinha 73 anos e faleceu no hospital geral da Unimed de Ponta Grossa, onde tinha sido internado por causa de complicações com a Covid-19. O comunicado ao Conselho foi feito nesta terça-feira (29) por um dos filhos do Dr. Janino, a também médica Dra. Janiceli Blanca Carlotto Hablich Silvestre (CRM-PR 18.018), que atua em Ponta Grossa.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Janino Hablich. (Foto: Arquivo)

A morte do Dr. Janino Hablich, ocorrida há uma semana (dia 22), é a 15ª ocorrida no Paraná por causa do novo coronavírus, tendo médicos como vítimas. Nesta terça ocorreu culto em memória da pediatra Marissol Brasil (CRM 12.135), de 55 anos, que há uma semana faleceu no Hospital  Rocio, em Campo Largo, onde trabalhava. Ainda nos últimos dias faleceram o gineco-obstetra Celso Ariello (CRM 7.231), também na Grande Curitiba; e os Drs. Tsutomu Higashi (CRM 3.194) e Olavo Mazão (CRM 437), em Londrina.

CONFIRA A LISTA DE MÉDICOS FALECIDOS PELA COVID-19.

O Dr. Janino nasceu em 13 de novembro de 1947 em Meleiro, então distrito do município catarinense de Turvo. Em 1958 estabeleceu-se com a família no município de Dois Vizinhos. Graduou-se em Medicina pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina (de 1613, a mais antiga daquele país e a quarta das Américas), tendo revalidado o título pela Federal do Paraná em agosto de 1978, registrando-se em seguida no CRM-PR e retornando a Dois Vizinhos para o exercício da atividade. Foi proprietário do Hospital de Olhos da cidade e ainda um dos fundadores da Unimed de Francisco Beltrão. Foi secretário da Saúde de sua cidade, na gestão de 2009/2012, quando também foi eleito vereador. Atualmente dedica-se mais à agricultura e pecuária, sendo um dos sócios da fazenda Ana Júlia.

clique para ampliarclique para ampliarNa homenagem da Câmara de Dois Vizinhos. (Foto: Arquivo)

Em novembro do ano passado, o médico foi homenageado com o título de cidadão honorário de Dois Vizinhos, em proposição unânime dos vereadores. A solenidade foi bastante prestigiada (ver imagem), tendo a presença de familiares do médico que, em seu discurso, expressou toda a sua gratidão pelo que a cidade lhe retribuiu.

A casa legislativa decretou luto de três dias pela morte do Dr. Janino, que deixa a atual D. Solange de Azevedo Hablich, cinco filhos, netos e uma legião de amigos e admiradores da região onde realizou centenas de consultas e cirurgias oftalmológicas, estas em conjunto com os colegas Drs. Marcelo Kureski e André Luiz Coitinho. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios