04/02/2019

Febre amarela é tema de aula de Educação Médica Continuada nesta quinta-feira (7)

Evento é uma realização conjunta entre o Centro de Epidemiologia da SMS, CRM-PR, SPP e SESA e aberto a todos os profissionais da saúde e demais interessados

O Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Sociedade Paranaense de Pediatria e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, realiza no dia 7 de fevereiro o "Fórum de Manejo Clínico da Febre Amarela 2019". Podem participar médicos assistentes de Curitiba e de todo o Estado do Paraná, assim como demais interessados.


O objetivo é apresentar a situação epidemiológica atual da doença no Estado e discutir protocolos de manejo clínico, com ênfase na assistência em pronto-atendimentos, emergências, Unidades de Terapia Intensiva, assim como apoio multidisciplinar das especialidades médicas de Neurologia, Nefrologia, Hemoterapia, Infectologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Vigilância em Saúde, entre outras.

Os participantes poderão acompanhar as palestras tanto presencialmente, na sede do Conselho em Curitiba, como online. A transmissão online estará disponível no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. O participante deve acessar a página inicial do site (www.crmpr.org.br) e clicar no botão (quadro laranja) da "Transmissão Online", quando será direcionado para a sala virtual. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Confira a programação completa do evento desta quinta-feira e garanta sua inscrição.

Fluxograma de investigação e manejo clínico de pacientes suspeitos de febre amarela no Estado do Paraná (2018).

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus, que se manifesta por febre, dor no corpo, amarelão, fraqueza e que tem alto risco de morte em suas formas mais graves. Ela é transmitida pela picada dos mosquitos Aedes Albopictus e Aedes aegypti. A melhor forma de prevenção é a vacinação, porém recomenda-se a proteção individual com uso de roupas de mangas longas, repelentes e mosquiteiros quando em locais de maior risco.

No dia 1º de fevereiro a SESA divulgou o primeiro boletim sobre febre amarela, informando que “desde julho do ano passado até o final de janeiro deste ano, foram notificados 30 casos suspeitos da doença, mas apenas um foi confirmado como febre amarela; nove ainda estão sob investigação e os demais foram descartados. O caso confirmado é de Antonina, no Litoral, mas o local provável de infecção do vírus deve ser Guaraqueçaba, para onde o rapaz infectado havia viajado”. Confira a íntegra do boletim.

Perguntas e respostas sobre febre amarela.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios