FibroCuritiba faz ação de orientação na capital

O Grupo FibroCuritiba, criado há 12 anos pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reumatologista Eduardo Paiva, realiza, no próximo sábado (13), na Boca Maldita de Curitiba (Rua XV), com início às 9h, uma ação de orientação à população sobre a fibromialgia.  O evento tem o apoio da Sociedade Paranaense de reumatologia (SPR).

“Vamos passar a manhã atendendo à população, falando sobre a fibromialgia, os diagnósticos e fazendo um convite para que participem de nossas aulas do Grupo Fribrocuritiba, que são uma vez por mês no Hospital de Clínicas”, informa Paiva

As reuniões mensais Grupo FibroCuritiba são abertas a todos os interessados. As atividades contam com explicações profissionais sobre a doença e os tratamentos, um jogo de perguntas e respostas, lanche e uma série de exercícios físicos.

A DOENÇA

A Fibromialgia é uma doença ainda incurável, que segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, atinge cerca de 3% da população. O tratamento pode ser realizado por meio de atividades físicas, ou, com menor recomendação, remédios.

Atualmente, no Brasil, há dois medicamentos aprovados pela Anvisa, que podem ser utilizados, de acordo com a indicação clínica, a Duloxetina, anti-depressivo que aumenta a resistência à dor, e a Pregabalina, que diminui os impulsos dolorosos.

“Além disso, o que ajuda são os exercícios aeróbicos, como caminhadas, ciclismo e hidroginástica e alongamento, por isso participar das atividades do grupo se torna muito importante para quem é portador da doença”, diz o médico.

"O modo de descobrir se alguém tem ou não a doença é a conversa entre médico e paciente. É como uma enxaqueca: as pessoas sabem que têm, mas não há um exame específico que confirme sua existência”, explica Paiva.

A agilidade no diagnóstico, segundo ele, evita que o paciente apresente outros sintomas ocasionados pela dor crônica, como a depressão, insônia e ansiedade. “Quem tem dores musculares ou de articulação muito intensas há mais de três meses deve procurar um reumatologista”, completa Eduardo Paiva.

Outras informações sobre o FibroCuritiba no site do HC ou pelos fones (41) 3360-1094, 3363-0348 ou 3333-4524.