09/05/2018

FibroCuritiba promoverá ação de orientação sobre fibromialgia, no dia 12

Evento será realizado na Boca Maldita, em Curitiba, e tem apoio da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR)

O Grupo FibroCuritiba, criado há 12 anos pelo reumatologista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Paiva, realizará no sábado, 12, uma ação de orientação à população sobre a fibromialgia. O evento será na Boca Maldita e tem o apoio da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).

“Vamos passar a manhã atendendo à população, falando sobre a fibromialgia, os diagnósticos e fazendo um convite para que participem de nossas aulas, que acontecem uma vez por mês no Hospital de Clínicas”, informa Paiva.

As reuniões mensais do FibroCuritiba são abertas a todos os interessados. Entre as atividades promovidas pelo grupo nesses encontros, estão explicações profissionais sobre a doença e os tratamentos, jogo de perguntas e respostas, lanche e uma série de exercícios físicos.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença ainda incurável, que segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), atinge cerca de 3% da população. O tratamento pode ser realizado por meio de atividades físicas, ou, com menor recomendação, remédios.

Atualmente, no Brasil, há dois medicamentos aprovados pela Anvisa que podem ser utilizados de acordo com a indicação clínica, a Duloxetina, anti-depressivo que aumenta a resistência à dor, e a Pregabalina, que diminui os impulsos dolorosos. “Além disso, o que ajuda são os exercícios aeróbicos, como caminhadas, ciclismo, hidroginástica e alongamento, por isso participar das atividades do grupo se torna muito importante para quem é portador da doença”, diz o médico.

De acordo com Paiva, o modo de descobrir se alguém tem ou não a doença, é a conversa entre médico e paciente. "É como uma enxaqueca: as pessoas sabem que têm, mas não há um exame específico que confirme sua existência”, explica.

A agilidade no diagnóstico, segundo ele, evita que o paciente apresente outros sintomas ocasionados pela dor crônica, como a depressão, insônia e ansiedade. “Quem tem dores musculares ou de articulação muito intensas há mais de três meses deve procurar um reumatologista”, completa.

Serviço:

Ação de orientação sobre a fibromialgia
Local: Boca Maldita (Rua XV novembro) - Centro, Curitiba
Dia: 12 de maio
Horário: das 9 às 13h30
Informações: (41) 3360-1094, 3363-0348 ou 3333-4524.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios