04/09/2007

Fim de carência na troca de planos de saúde

Medida faz parte de pacote do governo para melhorar atendimento


Os consumidores vão poder mudar de plano de saúde sem precisar cumprir novo prazo de carência. A decisão faz parte de um conjunto de medidas - o PAC da Saúde - que o governo prepara para melhorar o atendimento aos usuários de plano de saúde e foi confirmada ontem pelo ministro da Pasta, José Gomes Temporão.

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o fim da carência de convênios médicos na troca de operadora deverá valer tanto para os planos individuais como para os coletivos e não haverá restrição de idade.

O governo também estuda uma nova fórmula para o ressarcimento por parte das empresas de convênios médicos ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando os serviços dos hospitais públicos são usados por usuários de planos de saúde. De acordo com a ANS, a dívida das empresas com o SUS, desde 1998, passa de R$ 400 milhões.

Enquanto isso, os médicos decidem hoje se vão cobrar R$ 46 a consulta, com recibo para reembolso, mesmo para quem tem plano de saúde aceito pelos profissionais. De acordo com a pauta da assembléia, assinada por entidades ligadas à categoria, como o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), a cobrança valerá, se for aceita, para convênios que não enviam as guias da Tiss (Troca de Informações em Saúde Suplementar, novo modelo instituído pelo governo) em papel carbonado. A pauta cita planos, como Cassi, Geap, Furnas, AGF, Gama e Mediservice.


Fonte: O Dia (RJ)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios