30/07/2009

Fiocruz entrega 1.º lote de remédio para gripe A de fabricação própria


Ministério da Saúde começa a ter disponível, a partir desta quinta-feira (30), 150 mil kits para tratamento da gripe A. Cada um com 10 cápsulas. O remédio é feito a partir de fosfato de oseltamivir, mesmo princípio ativo do Tamiflu, medicamento que vem sendo usado no tratamento da doença.

Os kits foram disponibilizados um dia antes do previsto. Eles serão levados aos estados em caminhões contratados pelo Ministério da Saúde. Segundo a Fiocruz, o fosfato de oseltamivir foi registrado como similar do Tamiflu.

Segundo a Farmanguinhos, laboratório de medicamentos da Fiocruz, as 1,5 milhão de cápsulas foram desenvolvidas a partir de um estoque de 9 toneladas do princípio ativo comprados em 2006.

"Aproveitamos a competência técnica instalada aqui para conseguir oferecer ao ministério uma quantidade de tratamentos", explicou o diretor de Farmanguinhos Hayme Felipe, lembrando.


Remédio não pode ser comercializado

O produto será usado apenas por hospitais e centros de tratamento e não tem autorização para ser comercializado. Os cálculos da economia que será feita com a encomenda nacional do Ministério da Saúde, segundo Hayme, ainda não foram feitos.

No total, foram encomendados à Fiocruz 210 mil kits, e de um laborátorio estrangeiro, o governo aguarda a chegada de mais 800 mil até o final de setembro.


Rio receberá 5 mil tratamentos

Nessa primeira leva da Fiocruz, que será distribuída pelo Ministério da Saúde aos estados, 5 mil kits deverão ser encaminhados à Secretaria estadual de Saúde do Rio.

Segundo a Fiocruz, as 9 toneladas do princípio ativo do Ministério seriam suficientes para a produção de 9 milhões de tratamentos. Além de Farmanguinhos, a produção também pode ser feita por laboratórios militares.

"Se for preciso, temos capacidade de produzir 124 mil tratamentos por semana", completou Hayme.


Fonte: O Globo/Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios