30/10/2006

Formação humanista em debate

Discutir estratégias de humanização que tenham em suas práticas educativas a Bioética como eixo fundamental. Este é o principal objetivo das palestras mensais promovidas pelo Conselho de Medicina em parceria com a PUC-PR. O Programa de Formação Continuada em Bioética, que teve início em março, ocorre no auditório do Conselho em Curitiba e é transmitido por videoconferência para a Delegacia de Maringá. "Discutir bioética hoje é questão de sobrevivência", resume o Prof. Dr. Leo Pessini, que foi o palestrante do dia 28 de outubro. Vice-reitor do Centro Universitário São Camilo (SP) e doutor em Teologia Moral/Bioética, ele se constitui num dos mais renomados bioeticistas do Brasil. O tema em destaque foi um dos mais polêmicos e debatidos no momento atual: "A morte e o morrer".

Pós- graduado em Bioética nos EUA, o professor de Bioética no Mestrado de São Camilo é também autor de livros como: "Distanásia - Até quando prolongar a vida?", "Eutanásia - por que abreviar a vida?" e "Humanização e Cuidados Paliativos".
Baseando sua apresentação nos slides intitulados "Qualidade de cuidados no final da vida: questões éticas e desafios", Pe. Léo Pessini falou aos mais de 100 participantes que é necessário uma formação dos profissionais da saúde para além da competência tecnocientífica, competência humana (ética). Além disso, sugere a criação de programas de bioética em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). "Como fomos cuidados ao nascer, precisamos também de cuidados no momento do morrer. Afinal, o objetivo último da medicina é 'curar às vezes, aliviar freqüentemente e confortar sempre', de acordo com o adágio Francês do século XVI", explica.


Programa

De março a setembro, com intervalo em julho, foram realizadas seis etapas do Programa de Educação, sendo os palestrantes alguns dos mais destacados expoentes da bioética brasileira. O curso de abertura foi conduzido pelo Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR. Para o ano devem ser fechadas oito edições, a última no dia 25 de novembro, com a presença do Prof. Dr. Márcio Fabri dos Anjos, Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Ética e Bioética. O tema em destaque será "Bioética e Religião".

O cumprimento da jornada mínima do Programa de Educação Continuada confere ao participante 10 pontos na especialidade de genética médica, para a Certificação de Atualização Profissional. Porém, as palestras podem ser acompanhadas de forma individual por médicos, estudantes e demais profissionais interessados. Todas as etapas são filmadas, com o que o Conselho de Medicina deixa disponível cópias em DVD. O custo unitário é de R$ 10, sem postagem. Para saber sobre as edições realizadas ou solicitar cópia, contatar o CRM pelo fone (41) 3240-4000 ou enviar e-mail (protocolo@crmpr.org.br).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios